EDP Mar Sem Fim termina a 2ª edição e prepara arranque da nova temporada

0

expedicao_ribeiragrandeO projecto assinala 2 anos e faz balanço bastante positivo, confirmando o potencial das ilhas dos Açores para o Surf de ondas grandes. A organização anunciará ainda este mês os Prémios que irão a votação.

A edição 2015/16 do EDP Mar Sem Fim, projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes em Portugal, chegou ao fim. Após a última expedição realizada em Abril à ilha Terceira e terminada a época de ondulações no Hemisfério Norte, o projecto EDP Mar sem Fim dá por encerrada a 2ª temporada.

Ao longo desta temporada de Inverno, o projecto EDP Mar sem Fim passou por diversas ilhas do Arquipélago dos Açores, realizando missões de reconhecimento e expedições. O potencial de ondas grandes e inexploradas anteriormente foi confirmado ao longo da edição. São Miguel, Graciosa e Terceira foram os locais explorados este Inverno por alguns dos melhores e mais consagrados surfistas de ondas grandes, em Portugal.

João Guedes na ilha Terceira. Foto: Miguel Rezendes

João Guedes na ilha Terceira. Foto: Miguel Rezendes

Em forma de balanço, João Macedo, coordenador dos Surfistas afirma “O fim da época de ondas grandes traz consigo o sentimento de dever cumprido. Este Inverno foram realizadas três expedições que foram um sucesso, duas delas em locais nunca antes por nós explorados, sendo que o Inverno foi muito intenso no que respeita aos feitos dos nossos bolseiros. Poder contar com a presença de alguns dos maiores e melhores Surfistas foi também muito gratificante, como foi o caso do Alex Botelho, Eric Rebiere, João Guedes entre muitos outros. Teremos certamente muito que recordar, enquanto toda a equipa treinará ao longo do Verão. É com orgulho que o nosso trabalho e esforço continua a contribuir para que o Surf de ondas grandes e perfeitas em Portugal esteja em alta” concluiu João de Macedo.

Para o responsável do projecto, Mário Almeida “A segunda edição do EDP Mar Sem Fim veio consagrar o projecto e confirmar todo o trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo destes dois anos. Aumentámos o número de expedições e locais visitados, o número e valores das bolsas atribuídas e sentimos que estamos a criar bases de apoio aos surfistas. Estamos muito agradecidos com a aposta da EDP no projecto Mar Sem Fim e também com o apoio dos Açores às nossas expedições nas incríveis ilhas açoreanas. Agora é tempo de preparar a entrega dos prémios e planear a 3ª temporada.

Ainda este ano, o projecto pretende destacar os surfistas que mais se evidenciaram ao longo da temporada de Inverno 2015/16, através da atribuição de vários prémios como o ‘Prémio Surfista da Temporada XXL’, que serão anunciados brevemente.

A organização está também a preparar o lançamento da 3ª temporada, onde estão previstas muitas novidades, onde se incluem novas bolsas e mais expedições. Na edição que se avizinha, o projecto prevê consolidar a experiência adquirida ao longo dos dois anos , servir como plataforma de comunicação dos surfistas portugueses de ondas grandes, tal como continuar dar a conhecer a potencialidade do nosso país enquanto destino turístico para o Surf.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta