Estudantes exploram Saturno e as suas luas no concurso Cassini

0

Desde a sua chegada a Saturno, em 2004, a missão internacional Cassini-Huygens fez numerosas descobertas sobre o belo planeta, os seus fascinantes anéis e luas misteriosas. As imagens deslumbrantes do sistema Saturniano obtidas pela sonda Cassini fornecem a inspiração por trás do concurso “Cientista Cassini por um dia”, que foi concebido para dar aos alunos uma experiência da vida de um cientista espacial. Mais de 1400 estudantes de toda a Europa participaram da competição 2016-2017 e os vencedores foram agora selecionados.

Cassini aproxima-se de Saturno. Copyright NASA

Cassini aproxima-se de Saturno. Copyright NASA

“Cientista Cassini por um dia” é uma competição internacional, com a participação de estudantes de todo o mundo. A NASA/JPL realiza o concurso nos Estados Unidos, enquanto a ESA coordena a competição na Europa, com um organizador nacional e um painel de juízes em cada país que concorre.

Para concorrer, os alunos precisavam, em primeiro lugar, pesquisar três alvos científicos selecionados fotografados pela sonda Cassini nos últimos anos. Depois, os alunos escolheram o alvo que, na sua opinião, seria o mais cientificamente interessante e escreveram uma dissertação de 500 palavras descrevendo o porquê.

Para a competição 2016-2017, os estudantes podiam escolher entre: plumas de gelo no polo sul de Enceladus, os lagos de Titã e o hexágono no polo norte de Saturno.

Mais de 1400 alunos entraram na competição, alguns deles colaborando em equipas de até quatro elementos. Cada país participante selecionou os seus vencedores nacionais, todos os quais receberão uma seleção de presentes da ESA, bem como ter as suas dissertações publicadas no site da ESA. Todos os participantes receberão um certificado reconhecendo a sua contribuição para a competição.

Os vencedores de Portugal foram:
13 – 15 anos / Plumas de gelo no polo sul de Enceladus / Afonso Falcão Ponce de Leão Paulouro, Beatriz Romão, Dinis Lopes e Rita Isabel Marques.
13 – 15 anos / Os lagos de Titã / Alexandre Miguel Bento, José Florêncio e Tiago Miguel Ricardo.
16 – 18 anos / Os lagos de Titã / Diogo Vicente Mendes.
16 – 18 anos / O hexágono no polo norte de Saturno / Gonçalo Paiva Gouveia e Pedro Miguel Carapito Ruas.

A missão Cassini-Huygens
A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da ESA e da Agência Espacial Italiana (ASI). Lançada em 1997, a sonda Cassini-Huygens chegou ao sistema de Saturno em julho de 2004. A 25 de dezembro de 2004, a sonda Huygens foi libertada do satélite e lançada na atmosfera para aterrar na superfície da maior lua de Saturno, Titã, no dia 14 de janeiro de 2005.

Depois de mais de uma década de descobertas inovadoras, em órbita a Saturno e fornecendo aos cientistas uma abundância de informações sobre o planeta gigante e as suas luas, Cassini está a aproximar-se do seu fim. Agora, na sua fase final, as últimas órbitas da Cassini serão espetaculares. O satélite irá orbitar próximo a Saturno e os seus anéis, antes de tomar um mergulho final na atmosfera do planeta a 15 de setembro de 2017. Durante a sua missão de 13 anos, Cassini terá coberto cerca de metade da órbita de Saturno, na qual o planeta demora 29 anos a circundar o Sol.

Vencedores da competição “Cientista Cassini por um dia” 2016-2017 NASA/JPL
https://solarsystem.nasa.gov/educ/scientist-for-a-day

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta