Francisco Lufinha tenta fixar novo recorde mundial

0

JFFW010370– Ligação Lisboa / Madeira
– 1000 km em alto mar
– Mais de 40 horas, sem paragens
Francisco Lufinha, detentor do recorde mundial da maior viagem em kitesurf sem paragens fixado nos 564 km, lança-se num desafio sem precedentes e vai tentar novo recorde, aventurando-se na travessia entre Lisboa e a Madeira. Esta será a etapa mais longa da MINI Kitesurf Odyssey, com cerca de 1000 kms, previsão de mais de 40 horas non-stop e partida do simbólico Cais das Colunas, no Terreiro do Paço.
Francisco Lufinha é o primeiro atleta a tentar completar este percurso nas profundas águas do Oceano Atlântico. Para além dos mais diversos obstáculos e adversidades que tem pela frente, este desafio requer ainda mais audácia, uma vez que, por exemplo, em caso de necessidade de salvamento a distância até terra atrasará o seu resgate.
Dependente de uma conjuntura meteorológica favorável, o waiting period deste desafio tem início no dia 20 de Junho, estando sujeito às previsões do Instituto Hidrográfico da Marinha.
Este é o maior desafio que o recordista mundial de kitesurf se propôs até hoje e com ele pretende ultrapassar a sua meta pessoal e fixar um novo recorde mundial com cunho português.
Para conseguir concretizá-lo com sucesso tem desenvolvido uma intensa preparação. “Este desafio está a exigir uma preparação ainda mais intensa e minuciosa do que os anteriores. Para além das exigências a nível físico e psicológico, este desafio requer que a nível logístico tudo seja pensado ao mais pequeno pormenor. Um dos exemplos é o barco de apoio. Dada a grande distância são raros os barcos que conjuguem as características necessárias para me acompanhar em termos de velocidade e de autonomia”, explica Lufinha.
Do currículo deste atleta de desafios extremos fazem parte o atual recorde mundial da maior viagem em kitesurf sem paragens, conseguido em Setembro de 2013 numa viagem de 29 horas entre o Porto e Lagos; e o mais recente percurso entre as Selvagens e o Funchal, durante o qual se aventurou em pleno oceano pela primeira vez e enfrentou ventos fortes e ondulação de 5 metros. Com estas travessias o atleta pretende ligar todo o território português em kitesurf.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta