Naif e Chinook vencem os prémios Officine Panerai para as categorias clássico e vintage

0


Termina em Nápoles a terceira etapa do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge. Próxima paragem: Cowes, Ilha de Wight

Concluiu-se, no domingo, 6 de julho, em Nápoles, a 11.a edição de Le Vele d’Epoca a Napoli, a regata organizada pela Reale Yacht Club Canottieri Savoia, em colaboração com a Sport Velico Marina Militare e a Italian Classic Sailing Association (AIVE), que fez parte do Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge. O evento anual é tradicionalmente reservado a veleiros vintage (lançados antes de 1952) e clássicos (lançados antes de 1976). Um total de 34 navios e cerca de 450 proprietários e equipagens vindos de Itália, Irlanda, Grã-Bretanha, Noruega, Espanha, França e Estados Unidos, participaram este ano.
O evento estendeu-se por quatro dias de regatas e outros eventos. Os veleiros navegaram até ao Golfo de Pozzuoli na sexta-feira e no domingo encenou-se um desfile naval com uma saudação ao navio de treino da Marinha italiana, Palinuro. Também neste ano, o Savoia Yacht Club organizou uma conferência especial sobre o restauro de veleiros vintage em Castel dell’Ovo seguida de um jantar com a presença de 400 convidados.
“Um agradecimento especial aos patrocinadores que nos apoiaram, particularmente a Officine Panerai,” afirmou o presidente do Reale Yacht Club Canottieri Savoia Carlo Campobasso. “Esta foi a minha primeira edição enquanto presidente e na minha opinião foi extremamente emocional. Aliás, até saí num insuflável no primeiro dia para ver estes Estradivários do Mar de perto.” O próprio Savoia participou na corrida com o Bufeo Blanco e Manta. “Dois navios esplêndidos para dois grandes entusiastas. Estou ansioso por 2015, para outra edição ainda mais bela.”

Os dois relógios da Officine Panerai em disputa foram apresentados pelos proprietários do Chinook e Naïf, que venceram os títulos de primeiro lugar das categorias Vintage e Clássico, respetivamente. Os dois veleiros ganharam pontos neste processo que virão a ser muito úteis para a classificação final do Circuito Mediterrâneo, que termina com Les Régates Royales de Cannes, no final de setembro. Antes disso, no entanto, o Panerai Yachts Challenge fará uma paragem por Cowes, na Ilha de Wight (12-19 de julho), antes de seguirem para New England, onde o Circuito Norte-Americano se desenrolará em agosto e setembro.

Os vencedores das várias categorias da 11.ª edição de Le Vele d’Epoca, em Napoli, são os seguintes:
Veleiros Vintage < 180 1.º: Chinhook 2.º: Manitou 3.º: Cholita Veleiros Vintage > 180
1.º: Sirius
2.º: Jalina
3.º: Endeavour

Veleiros Clássicos < 180 1.º: Chin Blu 2.º: Bufeo Blanco 3.º: Naïf Veleiros Clássicos > 180
1.º: Namib
2.º: Voscià
3.º: Dalgra III

Por sua vez, a Coppa d’Oro Eduardo Pepe foi vencida por Ausonia, que pertence à Savoia e é dirigido pelo membro Giovanni Longobardo. Erik Klinberger’s Freja também recebeu um prémio. Dado o grande número de veleiros clássicos desenhados pelos arquitetos Sparkman & Stephens, o Savoia também organizou um prémio especial, vencido pelo Sirius, para estas criaturas maravilhosas. O Prémio do veleiro Espírito de Tradição foi atribuído a Alessandro Porcelloni’s Mida. O vencedor do desfile naval foi Manitou. Já o número um do navio da Marinha italiana, foi Stella Polare sob o comando de Maurizio Filippini, que também venceu o Trofeu Angelo Lattarulo (primeira navio da Marinha na regata costal, a 4 de julho).

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta