Ministro da Economia visita Porto de Setúbal

0


O Ministro a Economia, Dr. António Pires de Lima, visitou na quinta-feira passada o Porto de Setúbal, acompanhado de comitiva, que incluiu o Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro, e o Secretário de Estado do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita Nunes. Os elementos da comitiva efetuaram uma vista aos terminais portuários, guiada pelo Presidente e Vogal da APSS, Dr. Vitor Caldeirinha e Eng.º Seixas da Fonseca, respetivamente. O Porto de Setúbal registou um movimento total record no primeiro semestre de 4,13 milhões de toneladas de mercadorias, representando um aumento de 21,4% face a 2013, em especial nas exportações de carga em contentores, papel, cimento e automóveis. As exportações representam 67% do movimento do porto.
A visita incluiu uma paragem no Terminal de Contentores, que apresenta um crescimento de 75%, de janeiro a Julho, comparativamente com o período homólogo, prevendo-se que chegue aos 100 mil TEU no final de 2014. Os elementos do grupo apreciaram a dimensão e capacidade operacional do terminal, com uma extensa área ainda disponível (a taxa de ocupação é de cerca de 20% nos contentores) e uma capacidade de expansão única, devido ao pequeno investimento que envolve. O projeto de melhoria das acessibilidades marítimas, figura em quarto lugar nas prioridades nacionais definidas para os portos, o que vai permitir manter o porto na categoria de Shortsea Panamax.
No Terminal Roll-on Roll-off, a comitiva ficou a conhecer a infraestrutura que movimenta mais de 90% do tráfego de viaturas ligeiras novas, no universo dos portos nacionais, com cerca de 60% viaturas exportadas. Este segmento de tráfego configura um crescimento de 21%, até Julho, face a 2013. O projeto de expansão deste Terminal, em mais 5 hectares, em curso, irá permitir a oferta de serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, tornando-o um hub ro-ro na ligação entre as rotas do Atlântico e Índico, igualmente potenciando a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid e capacitando o porto para o aumento da produção nacional prevista.
Foi ainda dada a conhecer a aposta do Porto de Setúbal na vertente do Turismo Náutico, como complemento à atividade portuária comercial, abrindo a zona ribeirinha para usufruto da população e para o turismo, através da requalificação gradual da frente de água, com novas zonas de lazer, restauração, atividades ligadas ao mar e à náutica de recreio, com um retorno muito positivo por parte da população. Iniciativa que têm sido articuladas com a Câmara Municipal, com a qual existe uma excelente relação e um trabalho conjunto, enquadrado no âmbito de um grupo de trabalho que está a desenvolver vários projetos na zona ribeirinha da cidade de Setúbal. Fonte: APSS

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta