Semana Tanto Mar em Peniche; 50 Jovens de todo o País à descoberta do Mar, num programa fascinante.

0

O Programa Tanto Mar, que celebra este ano a sua 5ª edição, tem vindo despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar e vai ter início no próximo dia 1 de Setembro, em Peniche. Do surf à pesca, da ciência ao mergulho, da inovação à história, será uma semana em cheio para 50 jovens de todo o País.

Como vai funcionar a Semana Tanto Mar?
A semana Tanto Mar, de 1 a 6 de Setembro em Peniche, inclui no seu programa um conjunto de atividades muito variadas, em torno do Mar e das suas potencialidades.
Assim, os 50 participantes conhecerão a fortaleza de Peniche, a história do naufrágio do San Pedro Alcântara e os achados da arqueologia subaquática (dia 1, Fortaleza de Peniche) e o contacto com o mundo da ilustração científica com o ilustrador Pedro Salgado; terão ocasião de conhecer a Berlenga, Reserva da Biosfera da UNESCO, com batismo de mergulho e visita ao farol (dia 3 Set); terão a experiência única de um dia de surf e de socorros a náufragos (dia 2 Set); mergulharão nas atividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, com a biologia marinha, com a aquacultura ou com a restauração (dia 5 Set., na ESTM); experimentarão a vibração de um porto de pesca e de um estaleiro naval (dia 4 Set. a partir das 9h.30m Porto de Peniche) e contemplarão o rico património geológico da Península de Peniche (dia 6 set).
Os participantes ficarão alojados e farão as suas refeições na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria.
Estas serão algumas das atividades inesquecíveis que os jovens participantes na Semana Tanto Mar terão ocasião de viver. Além desta jornada em Peniche, o programa inclui ainda um fim-de-semana na Escola Naval, no Alfeite, nos dias 30 e 31 de Agosto, com um conjunto de atividades complementares, desde a visita a vários navios da Marinha Portuguesa, até a simulações de navegação, visitas ao museu da Marinha e conhecimento da oferta formativa desta Escola.

Quem organiza?
A parceria Forum Estudante / Câmara Municipal de Peniche/ Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria / Marinha Portuguesa, no exercício da sua vocação de serviço de utilidade pública, assumiu como missão, contribuir para:
1) Aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.
2) Ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, para que aumente o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos que dispomos.
3) Apoiar as instituições públicas e privados relacionados com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes.

Ao desenvolver o Programa Tanto Mar, a Forum Estudante, a Câmara Municipal de Peniche e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e a Marinha Portuguesa procuram desenvolver uma ação plurianual continuada de promoção do Mar, junto dos estudantes dos níveis secundário (1ª fase) e básico (2º fase), tendo um ponto alto anual: a Semana Tanto Mar, de 1 a 6 de Setembro, em Peniche.
A Semana Tanto Mar 2014 conta com o apoio do Grupo de Ação Costeira do Oeste – PROMAR, Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Leiria, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Docapesca – Portos e Lotas SA, FOR-MAR, Estaleiros Navais de Peniche e PPSC – Peniche Surfing Club, HALIOTIS e VIAMAR – Cabo Avelar Pessoa.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta