Panerai Classic Yachts Challenge 2014

0


Moonbeam IV, Olympian, Huna II e Kis triunfam em Imperia

Moonbeam IV (Grandes Veleiros), Olympian (Vintage), Huna II (Clássicos) e Kis (Espírito de Tradição) são os vencedores das quatro categorias que receberam um relógio Panerai no final da regata Le Vele d’Epoca di Imperia no último dia 14 de setembro. O evento foi a quinta etapa do circuito do Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge que celebra este ano o 10.º aniversário. Mais de 70 Grandes Damas do Mar competiram na 18.ª edição da regata bienal de Impéria, que é também o maior evento italiano deste género.

O clima quente e ensolarado de final de verão antevia que as quatro regatas se realizariam como planeado, nas 11/17 milhas de cursos na costa entre Diano Marina e San Lorenzo al Mare. O vento cooperou também, soprando de 7 nós de leste no primeiro dia até quase 30 nós no segundo dia antes de terminar com uma leve brisa para a corrida final. A última disputa também foi precedida por um desfile espetacular de toda a frota na bacia Impéria Oneglia onde foram avaliados por um júri especial.

O Grande Veleiro Moonbeam IV, um gaff cutter de 35 metros, não poderia ter celebrado o centenário de melhor forma. Foi apresentado em 1914 no estaleiro escocês Fife, que entre o final do século XIX e início do século XX, fabricou dezenas dos mais belos veleiros ainda a competir e a ganhar circuitos de barcos clássicos em todo o mundo, incluindo o próprio ketch de 22 metros Eilean da Officine Panerai.

O gaff sloop de 16 metros Olympian sagrou-se vencedor na estreia também na categoria Vintage. Construído em 1913 no estaleiro McClure, nos Estados Unidos, com design de William Gardner, é um dos últimos barcos P-Class do século XIX. Redescoberto em Chicago pelo Bruno Troublè, lendário skipper da French America’s Cup, Olympian foi transferido para Maine para o restauro de um ano e, posteriormente, de Newport para o Mediterrâneo. Ganhou também o Prix d’Elegance em Impéria.

O vencedor da categoria Clássicos, Huna II é um membro conhecido da frota histórica com base na costa da Liguria. Com pouco menos de 20 metros, o Bermudan sloop foi construído por Sangermani em Liguria, em 1967, e continua sendo o único barco a vencer o Nioularge de Saint Tropez cinco anos consecutivos (1987-1991). Foi dirigido pelo fabricante de velas/marinheiro Beppe Zaoli, skipper de longa data de Bona Fide (1899), também presente em Impéria.

Menos de um ano depois de lançamento, o gaff sloop Kis provou a sua robustez na categoria Espírito de Tradição (veleiros construídos recentemente com design clássico). Projetado pelo designer holandês Theo Danel, é o segundo exemplo do que poderá em breve tornar-se uma nova categoria de design, a D&D 43 One Design. Kis tem feixe muito estreito (apenas 2,2 metros), tendo em conta que possui 13 metros de comprimento e iça de mais de 100m2 de vela para que ela possa chegar aos muito estimulantes 10 nós.

Os vencedores dos relógios Panerai por categoria, também dominaram nas classes individuais: Elena (Super Grandes Veleiros), Moonbeam IV (Grandes Veleiros), Olympian (Vintage Gaff), Sirius (Vintage Marconi), Namib (Clássicos 1), Naif (Clássicos 2), Huna II (Clássicos 3), Kis (Espirito de Tradição) e Miss K IV (IOR).

O circuito da Officine Panerai que está a celebrar “10 anos de Paixão” já está na etapa final com a regata Les Régates Royales, em Cannes, que começou no passado dia 21 e termina a 29 de setembro. Esta é a última oportunidade para os veleiros de maior sucesso verem os seus nomes inscritos no quadro de honra do Panerai Classic Yachts Challenge 2014.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta