O Salão Náutico de Barcelona exibe embarcações para todos gostos e bolsas

0


O Salão Náutico Internacional de Barcelona, que terá lugar de 15 a 19 de Outubro em Port Vell, voltará a mostrar uma ampla e variada oferta de embarcações para desfrutar da náutica desportiva e de recreio: desde das mais económicas, como pneumáticos, semirrígidos e pranchas de windsurf, até aos iates exclusivos, passando por um enorme leque de comprimentos de embarcações à vela ou a motor.
Para aqueles que querem desfrutar do mar de uma forma económica e divertida, os desportos aquáticos são uma alternativa de proporcionam grandes sensações. No certame poderá adquirir desde equipamento completo para a prática de windsurf por cerca de 900 euros, até outros de kitesurf que são ligeiramente mais caros. Também se pode adquirir pranchas de wakeboard e esqui náutico por 200 e 150 euros, respetivamente.
As pessoas que preferem mais velocidade sem tanto esforço, uma moto de água de dois ou três lugares e um motor de 140 cv é o mais indicado se dispõe de cerca de 12 000 euros.
Mesmo assim, os que quere iniciar-se na navegação com um orçamento reduzido poderão escolher entre a vasta oferta de pneumáticos e semirrígidos, que se destacam pela sua manobrabilidade e polivalência e cujo preço depende sobretudo da sua motorização.
Nos pneumáticos, um modelo de 4,5 m pode custar uns 3600 euros ao que se deve juntar mais 6000 euros por um motor de 50 cv.
Dentro das embarcações a motor, as lanchas continuam a ter uma boa representação. Com comprimentos até 7,5 metros são manejáveis e muito adequadas à prática dos desportos náuticos e ao passeio em mar num contacto muito direto com a água. O seu preço, em função do seu comprimento e das prestações, oscila entre os 15000 e 60000 euros.
As embarcações de pesca-passeio, destinadas à pesca desportiva e ao recreio, também se converteram numa fórmula de êxito. Com um casco sólido e marinheiro, caracterizam-se por ter um poço amplo, motorização potente para alcançar rapidamente os pesqueiros e um nível de conforto suficiente para navegar em família. O seu comprimento vai dos 6 aos 12 metros e os preços dos 18 000 aos 400 000 euros.
Um destaque também para a oferta de embarcações de cruzeiro, com numerosos modelos em exposição desde do open ao cabinada, passando pelo com hard top ou com flybridge. Preparado para pernoitar a bordo e com um alto nível de conforto, segurança e autonomia com comprimentos de 7 a 16 metros, o cruzeiro a motor converteu-se na melhor opção para se efetuar travessias com dimensão e com rapidez. Os preços situam-se entre os 200 000 e 300 000 euros para um comprimento médio de 12 metros.

Barcos à vela para navegar em família
Por outro lado, os catamarãs a motor ou à vela de 11 a 18 metros continuam a ser uma boa opção para a navegação em grupo, em charter ou aluguer. São modelos indicados para o cruzeiro de alto mar pelo elevado nível de conforto, habitabilidade e, sobretudo pela navegação estável e prestações para grandes permanências a bordo. Os catamarãs à vela podem custar desde 170 000 até um milhão de euros, em função do comprimento, do equipamento e do tipo de construção. O catamarã a motor tem preços mais elevados.

Os grandes iates também são protagonistas
Os grandes iates também serão protagonistas na próxima edição do salão náutico de Barcelona. São iates que oferecem exclusividade na forma de altíssimas prestações, desde espaços muito amplos, um elevado número de camarotes, mobiliário requintado, motorizações potentes, tecnologia de ponta e comprimentos de 15 aos 30 metros. Podem ser a motor ou à vela, constroem-se por encomenda e destinam-se a uma clientela exclusiva. Quando aos preços, normalmente não são revelados pois têm a ver com as exigências dos clientes.

Empresas portuguesas em Barcelona
Neste momento temos conhecimento de que algumas empresas nacionais vão estar em Barcelona integradas nos stands das suas representadas:
SeaWay na Lagoon
Limatla na Starfisher, Monterey e Sessa Marine
Marina Estrella Portugal
Tulip Yachts na Sea Independent
Vanguard Marine embarcações pneumáticas e semirrígidas
SanRemo construtor de embarcações a motor

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta