Ligação Selvagens – Funchal em Kitesurf

0


Francisco Lufinha desafia limites em nova etapa da Mini Kitesurf Odyssey

A MINI Kitesurf Odyssey volta a desafiar todos os limites com uma nova etapa protagonizada por Francisco Lufinha que, agora, se aventura na ligação entre as Ilhas Selvagens – o território mais a sul do país – e o Funchal. São cerca de 300 kms que o atleta prevê completar em cerca de dez horas sem paragens entre ondas que podem atingir os dez metros e que vão colocar à prova o detentor do recorde do mundo de maior viagem em kitesurf sem paragens.
Francisco Lufinha lança-se assim nas profundas águas do Oceano Atlântico e será a primeira pessoa a ligar os dois pontos do arquipélago da Madeira em kitesurf. Esta travessia terá a particularidade de ser feita no sentido Sul-Norte, o que torna este desafio ainda mais complexo, já que só terá lugar na presença de ventos fortes do quadrante Sul que habitualmente trazem também grandes ondulações, precipitação e pouca visibilidade. O desafio tem arranque previsto até ao final do ano, estando sujeito às previsões meteorológicas do Instituto Hidrográfico da Marinha.

Lufinha, que em 2013 bateu o record do mundo completando a maior viagem em kitesurf sem paragens, ao ligar o Porto a Lagos, refere que: “quando fiz a costa do continente percorri muitas milhas e demorou muitas horas, desta vez serão 300 Km mas o vento será muito mais traiçoeiro, poderá até ser contra na chegada ao Funchal e vou ser uma gota em pleno Oceano Atlântico, sem grandes escapatórias. Este desafio está a exigir uma preparação muito intensa e minuciosa ao nível logístico, físico e psicológico.”.

Para concretizar este desafio, o ex-campeão nacional de kitesurf tem desenvolvido uma forte preparação e afirma-se pronto para as adversidades. “Tenho estado a trabalhar ao máximo para manter toda a equipa em sintonia, garantir que estão cobertas todas as necessidades a nível de comunicações, alimentação, logística, segurança e claro, treinado ao máximo no mar quando o vento se junta à equipa”.

Quanto à escolha do percurso Ilhas Selvagens-Funchal para esta que é a primeira etapa oceânica da MINI Kitesurf Odyssey, Lufinha acrescenta: “gosto de desafiar os limites e partir da Selvagem Pequena, tem um grande simbolismo para mim”.

Esta odisseia conta com o patrocínio da MINI Portugal, da BP Portugal e tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura e do Mar, da Marinha, da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, da Secretaria Regional de Turismo da Madeira e da Faculdade de Motricidade Humana / Universidade de Lisboa, entre outros parceiros.

http://www.minikitesurfodyssey.pt/
https://www.facebook.com/franciscolufinha

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta