Semana Azul reunirá especialistas de todo o mundo sobre o Mar em Lisboa

0


Ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas

A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, foi recebida no passado dia 19 de Novembro, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, numa audiência cujo tema foi a Semana Azul.
A realizar-se entre os dias 3 e 6 de junho, esta é uma iniciativa acerca do mar que fará de Lisboa «a capital mundial do oceano» durante quatro dias, explicou a Ministra, lembrando que já tinha apresentado este projeto aos seus homólogos europeus, no verão passado.
«O encontro com o Senhor Presidente da República serviu, igualmente, para o convidar a envolver-se e a estar presente na iniciativa, dando-lhe o seu apoio», referiu ainda Assunção Cristas.

A Ministra acrescentou ainda que o seu Ministério e a Presidência da República «não podiam estar em melhor sintonia». E concluiu, afirmando que Cavaco Silva «manifestou o seu interesse e disponibilidade, não só para se envolver, mas também para ser ele próprio a fazer a abertura da Semana Azul».

A primeira iniciativa a realizar no âmbito da Semana Azul será uma conferência mundial organizada pela revista Economist que reunirá especialistas, cientistas, e decisores do mundo dos negócios, subordinada ao tema «A transição de uma economia convencional do oceano para uma nova economia azul».
Segundo a ministra, esta semana azul terá três eventos principais:
Blue Business Forum, dirigida a empresas e instituições de todo o mundo, organizada pela Associação Industrial Portuguesa (AIP), em conjunto com outras entidades. Terá uma componente “Feira”, uma componente “Seminários” e uma componente de business networking. (4 a 6 de junho no Pavilhão de Congressos de Lisboa).
3º World Ocean Summit da Revista The Economist – conferência cujo tema será Blue Economy.

Blue Growth – completamente em sintonia com a visão para o desenvolvimento sustentável do oceano. (3 a 5 de Junho, em Cascais).
Porque nesta dinâmica é fundamental reforçar o compromisso político na construção de uma agenda ambiciosa, credível e inclusiva, bem como o papel dos decisores políticos na coordenação e promoção dos mecanismos e instrumentos que facilitem o sector empresarial e a investigação científica, num quadro de sustentabilidade dos ecossistemas, o governo está também a organizar uma reunião ministerial a decorrer na manhã de 5 de junho. A ministra espera receber uma série de ministros do mar de todas as partes do mundo para discutiremos temas como Governança mundial do oceano, instrumentos financeiros para impulsionar a economia do mar ou planeamento e gestão do espaço marítimo. Fonte: M. da Agricultura e do Mar

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta