Regata dos Grandes Veleiros

0


[size=x-small][color=c9c9c9]Frota deixa Lisboa[/color][/size]

Copyright © Náutica Press. Imagens: Sail Training International.

Figura de proa – Amerigo Vespucci

As comemorações do 50º Aniversário das Regatas dos Grandes Veleiros transformaram a zona ribeirinha de Lisboa numa festa sem precedentes.
Com um programa exaustivo de grande animação para as tripulações foram dias inesquecíveis os que se viveram entre 19 e 23 de Julho sob o alto patrocínio do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva que aceitou ser o Patrono da Regata deste ano.
Dia 23 foi o desfile no Tejo com a frota a rumar a Cádiz.

Segundo Nigel Rowe Presidente da Sail Training International, entidade organizadora deste evento: “As Regatas dos Grandes Veleiros têm contribuído de uma forma notável para a amizade e compreensão internacionais bem como um novo patamar na vida de muitos milhares de jovens rapazes e raparigas que nelas têm participado ao longo de décadas.


Eendracht

Actualmente o treino de vela para jovens toma uma dimensão maior dada a menor oferta no que diz respeito a possibilidade de aventura e de teste às suas capacidades.
Através das múltiplas experiências que o treino de Vela proporciona, os jovens aprendem o valor do trabalho em equipa e de liderança e desenvolvem novas capacidades bem como a confiança necessária que vai expandir e enriquecer a sua vida social e profissional”.

A primeira regata de Grandes Veleiros, há 50 anos, foi organizada pelo Comité Internacional para as regatas dos Grandes Veleiros então criado por entusiastas de Portugal e Inglaterra. Esta organização viria a tornar-se a Associação de Treino de Vela do Reino Unido, que adquiriu nos anos sessenta dois navios de treino de vela.
Este ano a Sail Training International foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz reconhecendo o valor da sua herança e promessa do que estas novas actividades representam para o futuro.


Escultor Jozé Espiga

É também da autoria do talentoso escultor português Jozé Espiga o troféu em bronze concebido especificamente para esta Regata. Criador de grande número de moedas e medalhas Jozé Espiga recebeu entre outros, o Prémio da Bienal de S. Paulo de 1973, o Prémio da Academia de Belas Artes de Lisboa em 1987, igualmente galardoado com o prémio Coty para a Medalha do Ano, nos Estados Unidos em 1998 pela moeda de sua autoria comemorativa do Ano Internacional dos Oceanos….

Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008
Foi ocasião também para desde já anunciar o percurso e portos anfitriões para a Funchal 500 Tall Ships Regatta 2008. Falmouth no Sudoeste de Inglaterra foi seleccionado como porto de partida. A frota


Christian Radich Vencedores Class A e geral

fará a largada no início de Setembro de 2008 em direcção ao Porto de Aveiro, donde a partir de Ílhavo rumará até ao Funchal na Madeira.
A frota desta regata é o ponto alto do grande Festival do Funchal comemorativo dos 500 anos de história marítima desta cidade.
A ideia subjacente foi a selecção de portos com fortes tradições marítimas mas distintos. Que tivessem igualmente um compromisso firme com o treino de vela e a capacidade de providenciarem um número significativo de tripulantes aprendizes nas suas comunidades e que pudessem participar. O Funchal tem nos seus objectivos juntar-se à crescente família internacional dos portos “amigáveis no treino de vela sendo que em 2008 o porto comercial no centro da cidade estará transformado num porto de lazer para atrair turismo.


Primeiros na linha de chegada os Espanhois Hansa

Para acompanhar estes eventos e para saber como pode participar visite: www.sailtraininginternational.org

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta