Nord Star 26 Patrol: Super rápido e estável…

0


Texto e Fotos Copyright © Náutica Press

O Nord Star 26 Patrol, lançado em Abril de 2006, é um modelo com 8,5 m de comprimento e é a última novidade do construtor finlandês Linex Boat.

Em 1920 Sivert Lindkvist começou a construir embarcações em madeira com comprimentos compreendidos entre os 5 e os 10 metros, em Central-Ostrobothnia na Finlândia. Este foi o início da carreira de construtores que se tem prolongado ao longo de três gerações tendo cabido a Rude Lindkvist o início da produção em fibra de vidro. Até hoje já foram produzidas mais de 3000 unidades no segmento dos 5 aos 10 metros.


A produção concentra-se no fabrico da gama Nord Star Patrol cujas unidades são laminadas à mão, possuem cascos robustos para mar e com o conceito walkaround. São quatro os actuais modelos – 24, 26, 28 e 31 pés – quase todos eles com motorização interior. Apenas em 2003 foi introduzido uma versão com motores fora de borda do modelo 24 Patrol.
Segundo os responsáveis do estaleiro já está em estudo um novo modelo que deverá ser lançado em 2007. Trata-se de um 33 pés desenhado, à semelhança dos outros modelos da marca, por Rude e Olli Lindkvist.


26 Patrol
O 26 Patrol foi apresentado na última Primavera e insere-se no segmento muito competitivo das embarcações com 8,5 m de comprimento. Caracteriza-se por ser uma embarcação apta a navegar com qualquer condição climatérica e de mar onde, os seus criadores colocaram um grande ênfase no conforto da vida a bordo.
O conceito walkaround permite um leque variado de utilização para a embarcação podendo conciliar a pesca desportiva com o simples passeio em família. As duas portas laterais de correr, amplo e desimpedido poço, proa espaçosa e com muita arrumação, cabine com um bom pé direito e muito luminosa são as principais características deste modelo. Esta tem sido uma filosofia comum aos três modelos de barcos a motor que tivemos a oportunidade de experimentar e que é muito interessante de observar.


A navegar
A navegar o Nord Star 26 Patrol foi o barco que mais me impressionou em relação ao Targa e ao Minor. A sua capacidade de aceleração e de manobra estava num patamar ligeiramente superior ao dos seus concorrentes fruto de um desenho de casco mais em V. Com três adultos a bordo e equipado com um motor Volvo de 350 Cv atingimos velocidades na ordem dos 41 nós de uma forma muito progressiva e suave. O curvar a alta velocidade era fácil tendo, contudo, de ser ter atenção à afinação dos flaps. Na cabine estávamos bem protegidos das condições climatéricas exteriores e do ruído do motor permitindo, desta forma, navegar ao mesmo tempo que conversávamos.


Interiores
Dos três modelos que experimentámos, o Nord Star 26 Patrol foi o que apresentou os interiores mais bem concebidos quer ao nível do lay-out como da vivência a bordo. O acesso ao interior faz-se por ambos os lados da cabina e pelos espaços do piloto e co-piloto tendo, logo por detrás, um sofá em U que envolve uma mesa amovível através de um eixo (solução muito funcional e que permite maior espaço de circulação). O acesso à cabine de proa e à casa de banho independente faz-se através de uma porta desdobrável, situada junto ao no painel de comandos.
Uma situação que apreciámos neste modelo foi a abundância de luz natural no interior da embarcação que é fruto das inúmeras janelas colocadas em todo o perímetro da cabina e que permite ainda, uma navegação segura pois temos um controlo visual de todos os pontos da embarcação.


Ficha técnica
Modelo Nord Star 26 Patrol
Origem Finlândia
Construtor Linex Boat
Comprimento 8,40 m
Boca 2,4 m
Peso 3 150 kg
Motorização 200 a 350 Cv
Motor Volvo D6 350 Cv

Preço N.D.

Comercialização Linex Boat (www.nordstar.fi)

Medições
1000 rpm / 8,7 nós
1500 rpm / 9,8 nós
2000 rpm / 15,7 nós
2500 rpm / 27,7 nós
3000 rpm / 34,7 nós
3500 rpm / 41 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta