Taça Internacional Blue Marlin: Homenagem ao Dr. António Ribeiro – Eduardo Teixeira vence na Madeira

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A organização deste evento teve como propósito, homenagear o médico-cirurgião madeirense Dr. António Ribeiro, o mais prestigiado pescador português, bem como promover a Madeira como zona de excelência para a pesca do Blue Marlin.
Por outro lado, o vencedor da Taça Internacional Blue Marlin – I Troféu Dr. António Ribeiro ficou apurado para representar a Madeira e Portugal no prestigiado IGFA-Offshore World Championship, que se disputa no México. O evento integra, ainda, o Circuito Internacional de Pesca Grossa de Portugal, que qualifica a equipa vencedora para a 50ª edição do prestigiado HIBT-Hawaiian International Billfish Tournament, a disputar no Hawai.


Alguns participantes
Entre os participantes merece destaque a presença do barco norte-americano ‘Tigtline’, que traz como capitão de equipa uma figura mundial: Wayne K. Whippen. O norte-americano é ‘charmain’ do Internacional Masters Fishing Tournament, o mais antigo e prestigiado torneio de pesca desportivo do mundo.
Wayne K. Whippen esteve envolvido num projecto de investigação científica da Stanford University, sendo responsável pela marcação por satélite de mais de 150 atuns rabilhos, com mais de 100 Kg, trabalho que contribuiu para que o ICCAT tivesse dados comprovativos da migração dos atuns entre o Atlântico Este e Oeste.
Uma nota para o seu barco, o ‘Tigtline’, um Vicking 61 pés que está avaliado em 4 milhões de euros.


Presente também, Mark V. Lee, é um dos dois capitães certificados IGFA a trabalhar na Madeira, sendo igualmente formador no Big Game Clube de Portugal.
Referência, ainda, para o norte-americano Jonboy Kelmer, Capitão do ‘Grander’.
Do continente viajou a equipa campeã nacional, que representa o Clube Pesca Desportiva de Albufeira, a que se junta uma representação de Cascais.
A frota local estará representada por alguns dos mais ilustres pescadores, casos dos irmãos Roberto e José António Ribeiro, a bordo do mítico ‘Espadim Azul’, o barco com que António Ribeiro protagonizou alguns dos feitos que tornaram os mares da Madeira famosos.


Regras
Apostado em promover uma pesca sem morte, pelo que as suas regras baseiam-se nas regras internacionais da pesca desportiva promovidas pela IGFA – International Game Fish Association, o clube promotor consagra nas regras um sistema que incentiva a libertação do peixe, atribuindo 1.600 pontos a qualquer exemplar trazido à borda do barco. Não serão aceites peixes mortos com menos de 250 kg, sendo que o regulamento atribui 4 pontos por quilo em caso de morte do Blue Marlin. As capturas têm de ser comprovadas através do registo de um vídeo da acção.


A bordo do “Aventura”
A nossa reportagem foi realizada a bordo do barco “Aventura”, propriedade de Eduardo Teixeira um aficionado da pesca na Madeira e o principal impulsionador deste campeonato.
As expectativas eram grandes pois, nos dias que antecederam o Troféu foram avistados alguns exemplares de Blue Marlin e com boas dimensões.
Tudo apostos na Marina da Calheta é dada a largada para os 12 barcos participantes. Os rumos são diferenciados para cada uma das embarcações e são definidos em função das opções e crenças dos skippers. Na Madeira temos um factor importante e que se prende com a possibilidade de começar a pescar a poucas milhas da costa em oposição ao que acontece no continente.


O nosso primeiro destino foi o Cabo Girão uma zona talismã para Eduardo Teixeira. As primeiras horas foram passadas em amena cavaqueira onde histórias de pescarias antigas vieram à baila. O barco, um Astinor 11.50, mantinha-se em movimento a uma velocidade de cerca de 8 nós desenhando formas imaginárias tentando, desta forma, atrair um ou mais Blue Marlin às suas amostras. A pesca é, sem dúvida, uma actividade de muita paciência…

Às 14h 26m soa o “alarme”, uma das amostras tinha atraído um belo exemplar de Blue Marlin. A azáfama a bordo é enorme com a tripulação a tentar recolher as canas para não perturbar a vida ao pescador. Eduardo Teixeira assume o comando das operações agarrando a cana e encaminhando-a para a cadeira de combate. Esta operação a par da recolha das canas é essencial para o sucesso da


pesca. As ordens para a tripulação surgiam a um ritmo endiabrado mas, mesmo assim e depois de um salto espectacular, o Blue Marlin conseguiu afundar. Com isto, a vida do pescador fica muito mais dificultada e os momentos seguintes foram de uma luta “violenta” com avanços e recuos, numa conquista suada. É interessante seguir estes momentos de esforço que alternam com uma angústia de perder o exemplar devido a fadiga do material. O tempo vai passando e a persistência do pescador acaba por vencer a resistência do Blue Marlim. Este vai-se aproximando lentamente da plataforma do barco e quando o Alberto Vieira já segura o leader, o Blue Marlin num movimento brusco liberta-se após 19 minutos de combate… Ele apenas antecipou o que era previsível pois estávamos num campeonato sem morte.


Eduardo Teixeira recuperava do seu esforço sempre acarinhado pela sua tripulação pois, não é todos os dias que uma pessoa tem a possibilidade de lutar com um animal desta envergadura. O dia estava “ganho” e o barco “Aventura” assumia a liderança da prova e, até ao final da jornada nada mais aconteceu.

No segundo dia de prova as condições atmosféricas mantiveram-se com uma total ausência de vento e temperaturas elevadas. O “Aventura” optou por realizar a mesma táctica mas, desta vez, sem resultados práticos. A monotonia só foi quebrada com a divulgação de uma captura com libertação por parte do barco “Magic”.


A Taça Internacional Blue Marlin chegava ao fim com apenas duas capturas mas, o espírito das tripulações estava em alta e todos falavam da Madeira como um destino de eleição para a prática da pesca desportiva e ao longo de todo o ano. No “Aventura” o tempo era de festejar e nada melhor do que um mergulho nas águas profundas (1200 m) de um azul indescritível e à temperatura de 24 graus.

Tripulações inscritas:

Barco | Skipper | Capitão
Balancal | Aníbal Fernandes | Jonathan Fletcher
Brisa do Mar | Humberto Freitas | Jerónimo Joana
Grumpy | Miguel Gavinas |Miguel Cintra
Magic | Capt Mark V. Lee | Augusto Figueira
Olímpia | José Jesus | Luís Leite
Our Mary | José Serrão | José Serrão
Savage | Charlie William Smith | Gibelino Encarnação
Aventura | Eduardo Teixeira | Eduardo Teixeira
Espadim Azul | Roberto Ribeiro | José António Ribeiro
Flipper | Mike Barret | Mike Barret
Grander | Jon Boy | Jon Boy
Tigtline | Jeremiah Nachtigal | Wayne K. Whippen

Dr. António Ribeiro: Uma referência viva

António Ribeiro é uma figura incontornável da sociedade madeirense, pois ao longo de todo o século XX constituiu-se como uma referência da medicina, bem como da actividade desportiva que o notabilizou à escala internacional, contribuindo decisivamente para a promoção turística da Madeira.

Na homenagem que lhe foi feita, o Dr. António Ribeiro, hoje com 94 anos de idade e com uma saúde débil, não pode estar presente cabendo à família representar tão distinto pescador.

Entre os seus feitos temos:
– Recorde de Portugal e da Europa com a captura de um Espadim Branco com 367,5 Kg (18 de Setembro de 1954);
– Recorde do Mundo de pesca grossa: Atum patudo, com 94,5 kg (24 de Setembro de 1954);
– Recorde de Portugal e da Europa – Espadim branco, com 49 kg (30 de Julho de 1955);
– Internacional por Portugal no Concurso Internacional de Atum, no Canadá (10 de Setembro de 1956);
– Recorde da Europa com a captura de Blue Marlin, com 234 kg (9 Setembro 1964);
– Captura de um Blue Marlin, com 510 kg a 16 de Julho de 1977.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta