Polónia funda o Cluster dos Barcos Polacos

0

A Polónia é um país com grande tradição e formação na construção de embarcações, do mais pequeno estaleiro com pouca expressão em termos de unidades ano aos grandes estaleiros navais da marinha mercante.

“Made in Poland” Um exemplo a seguir


Colóquio

Entre 13 e 17 de Setembro, a cidade de Augustów denominada de Veneza do Norte, nordeste da Polónia fronteira com a Lituânia e Bielorrússia recebeu um grupo de jornalistas internacionais onde Portugal e Espanha tinham a maior embaixada, para apresentação do novo Cluster dosBarcos Polacos e testes aos barcos veleiros e a motor de origem polaca vocacionados para a náutica de recreio.
A apresentação do cluster concentrou-se neste evento na zona Nordeste da Polónia que integra as regiões de Podlasia, Warmia e Mazuria.
Foi um momento importante para a apresentação à imprensa estrangeira da região como destino potencial para o turismo náutico bem como apresentação de argumentos para atrair o investimento estrangeiro pelo que a Agência de Investimento Estrangeiro fez uma presentação exaustiva destas 3 regiões Polacas e talvez das mais esquecidas.
Parte importante do programa foi a visita a dois importantes estaleiros, Balt Yacht e Delphia Yachts, duas empresas importantes da região como exportadores e empregadores.

 Balt Yachts

 Delphia Yachts

Objectivos do cluster
Segundo os seus promotores, donde destaco o presidente da ICM Group Dr. Jacek Gleba, os objectivos do cluster são em primeiro lugar a promoção dos produtos de origem polaca nos mercados internacionais; criar uma estratégia comum que cada um individualmente teria dificuldade em levar até ao fim; criar mecanismos de ajuda financeira externa, nomeadamente fundos da Comunidade Europeia, bem como ajudas internas como sejam os fundos específicos de investimentos, fundos para empréstimos e fundos de garantia.
Esta estratégia passa igualmente pela criação de mecanismos de apoio tecnológico e cientifico consultivo e de projectos, pela formação de pessoas que possam garantir o bom funcionamento e desenvolvimento do sector
O cluster é uma estrutura aberta a todas as sugestões dos seus membros.Garantir aos clientes a qualidade e o serviço é o principal objectivo.

Porquê um cluster?


Polónia

A ideia é juntar todos os intervenientes relacionados com a indústria náutica e promover a actividade e desenvolvimento das empresas da região. O cluster, pela sua natureza, possibilita a promoção de projectos demasiados complexos e custosos para uma entidade isolada. A estrutura do cluster permite solicitar apoios reservados somente a entidades com este estatuto. Tal como um grupo de empresas o cluster pode criar parcerias com entidades públicas, empresas colaboradoras e com a imprensa de formas muito mais vantajosas do que seria possível por cada empresa isoladamente.
Ao cluster podem associar-se todas a s empresas relacionadas com a indústria náutica. Este promove e desenvolve os produtos das empresas associadas. Não é criada uma marca nova, cada empresa conserva a sua própria identidade no entanto o cluster imprime uma designação comum. A forma de promoção e actuação do cluster vai permitir a sua integração em estruturas de vendas e serviços existentes nas empresas e a criação de novas. As empresas associadas têm que cumprir com os critérios de colaboração e competitividade.
Os produtos aprovados para uma promoção em conjunto têm que cumprir com a s condições estabelecidas pela designação de origem Klaster Polskie Jachty.

Actividades em Agenda
Depois dos testes aos barcos que tiveram lugar em Setembro e onde se destacou o apoio da Agência Polaca para o Investimento Estrangeiro, a próxima etapa é marcar presença no Salão Náutico de Barcelona de 6 a 14 de Novembro em estreita colaboração com a embaixada na Polónia em Madrid – aqui estão previstas a exposição de cerca de 12 embarcações; vão marcar presença no salão Náutico de Atenas também em estreita colaboração com a embaixada da Polónia naquele país. Em Portugal vão estar presentes na Nauticampo em conjunto com a embaixada Polaca em Portugal.
Estão a preparar a possibilidade de ter uma exposição fixa em Barcelona destinada ao mercado de sudoeste e mais 2 localizações adicionais previstas para os próximos 3 anos.
Em curso actividades de promoção na imprensa.

Porquê os barcos polacos no mercado ibérico?
O principal argumento e que pudemos comprovar é a relação preço qualidade. Veleiros de pequenas dimensões muito vocacionados para quem se inicia na vela de recreio, com a possibilidade de serem rebocáveis e com mastro rebatível.
Quanto aos barcos a motor tivemos alguns contactos interessantes com barcos vocacionados para os rios e lagos quando pensamos no Alqueva, o maior lago artificial da Europa ou no rio Douro navegável em todo a sua extensão nacional encontrámos aqui algumas soluções interessantes de barcos de cruzeiro e barcos casa com uma qualidade de acabamentos e capacidade de habitabilidade fora do comum.
Outra vertente importante demonstrada são os barcos de cruzeiro em família para saídas de fim-de-semana como o Seafarer da Mirage Boats, o Escapade 600 da Pegazus ou o Nautika 1000 do estaleiro Delphia que tem a possibilidade de ser a diesel ou com motor eléctrico.

Barco Casa   Barco Eléctrico

Para saber mais visite www.icmnautica.com representante para Portugal das marcas mencionadas.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta