AMBIENTE: Cascais pioneiro em Portugal na avaliação da “Pegada Ecológica”

0

Cascais é o primeiro concelho em Portugal a conhecer a sua “Pegada Ecológica” (área necessária a cada pessoa para produzir o que consome e absorver os resíduos que produz), conforme um estudo realizado pela Agenda Cascais 21 em colaboração com o Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade (CESTRAS).
“Ao sermos pioneiros na avaliação da nossa Pegada Ecológica estamos, mais uma vez, em condições de nos anteciparmos na adopção de medidas destinadas a proteger o ambiente e promover o desenvolvimento sustentável do concelho, alcançando o estatuto de referência nesta matéria”, afirma Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.No estudo da Pegada Ecológica consideram-se variáveis como alimentação, mobilidade e transportes, habitação, bens de consumo e serviços. A área calculada corresponde a uma área abstracta (o hectare global), que permite relacionar, numa mesma unidade, hectares com produtividade biológica diferente.
A Pegada Ecológica de Cascais é de 5.2 hectares globais (mais 18% do que a média nacional – 4.4) e um pouco acima da média da União Europeia (4.7). Está abaixo de cidades como Marin (10.9) e Sonoma (9.02), nos Estados Unidos, Calgary (9.86), no Canadá, Vistoria (8.1), na Austrália e Londres (6.63).
Os dados referentes à pressão/impacto que cada pessoa exerce no meio ambiente permitem ao município de Cascais ficar melhor preparado para tomar as decisões adequadas ao desenvolvimento sustentável do Concelho.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta