“I V24 POWERBOATS NATIONAL CHALLENGE” – 1.ª etapa – 23 a 25 de Junho na Figueira da Foz

0

 Os melhores pilotos mundiais e o último modelo da Motonáutica Offshore vão animar o fim-de-semana
A bonita cidade da Figueira da Foz recebe de 23 a 25 de Junho o “I V24 National Powerboats National Challenge 2006”, competição organizada pela GHB International que desenvolveu um projecto inovador e pioneiro em Portugal com o objectivo de dar visibilidade às classes offshore da Motonáutica Portuguesa. O circuito competitivo que contará com a participação de alguns dos melhores pilotos mundiais, decorre em cinco etapas ao longo do País arrancando já este mês de Junho, na Figueira da Foz.

O percurso da Figueira terá 2,62 Milhas e a corrida será discutida Sábado e Domingo, com os V24 a terem de cumprir 30 voltas no primeiro dias e 35 voltas no segundo. O V24 é um barco de alta performance aprovado internacionalmente pela UIM, tendo sido projectado pelo renomeado desenhista de barcos sueco Ocke Mannerfelt.

Esta embarcação foi idealizada para competições offshore próximas dos litorais proporcionando um visual agradável e espectacular para o público. Com velocidades de 150Km/h e circuitos náuticos montados com curvas sinuosas e grandes rectas, proporciona o desempenho máximo dos motores V8 Volvo Penta com 320HP, um puro-sangue com o barulho característico dos seus 8 cilindros.

Os V24 Powerboats são construídos com Kevlar/Carbono, motorização Volvo Penta de 5,7 litros e hélices de dupla rotação. Com apenas 24 pés de comprimento e 1250Kg tem uma excelente relação peso/potência de 280BHP por tonelada.

Sendo uma categoria equilibrada a igualdade dos barcos serve para o destaque dos Pilotos. O barco é tripulado por uma dupla Piloto e Navegador, que no interior do cockpit dividem as responsabilidades do comando e da estratégia de competição.

Para esta primeira etapa da Figueira da Foz vão estar em competição sete embarcações, entre as quais a
GHB OFFSHORE RACING TEAM de Gustavo Bahia, o responsável pela introdução desta classe em Portugal, bem como de outras classes consideradas de “F1” da motonáutica.

A equipa GHB OFFSHORE RACING TEAM tem em competição o V-77 e o V-7 pilotados, respectivamente por Giovanni Carpitella, líder do Mundial de Powerboat P1 2006) e a britânica Danielle Strawford, instrutora e uma das melhores atletas da especialidade.
Refira-se ainda a presença de uma equipa portuguesa, o TEAM VIEGASPORTS, representada por Pedro Viegas(Piloto) e Helena Santos (navegador).

Calendário do Campeonato:
1.ª etapa: 23 a 25 de Junho – Figueira da Foz
2.ª etapa: 01 a 03 de Setembro – Vilamoura
3.ª etapa: 15 a 17 de Setembro – Albufeira
4.ª etapa: 29 Set. A 1 de Outubro – Oeiras *
5.ª etapa: 26 a 28 de Outubro – Cascais *
* = Etapas válidas também para o Campeonato Europeu da UIM

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta