Regatas Panerai – A 10.ª temporada parte de Antígua

0

A lendária regata de vela clássica das Caraíbas dá início à temporada que celebra 10 anos de paixão no circuito de regatas da Officine Panerai.
Entre 17 e 22 de abril, a ilha de Antígua, nas Caraíbas, será o cenário da primeira etapa do Panerai Classic Yachts Challenge 2014, o principal circuito internacional de regatas de veleiros clássicos e vintage, que celebra a sua 10.ª edição: um marco excecional comemorado com a campanha de comunicação “10 Years of Passion”.
A marca florentina de alta relojoaria desportiva, Officine Panerai, permanece na liderança da organização de regatas de vela clássica com onze eventos agendados para 2014 nos mares mais belos e ricos em tradição do mundo. A ligação única entre a Panerai e a vela clássica expressa-se pela criação do novo Luminor 1950 Regatta 3 Days Chrono Flyback Titanio, o cronógrafo concebido pela Officine Panerai para calcular com uma simplicidade revolucionária a hora de partida da regata.
Cerca de 50 embarcações participarão na 27.ª edição da Antigua Classic Yacht Regatta, que é um dos eventos mais importantes na promoção da vela clássica fora da Europa. A regata é totalmente independente, separada tanto do Circuito Mediterrâneo como do Circuito Norte-americano do Panerai Classic Yachts Challenge. Divida nas subcategorias de Vintage, Clássico, Traditional, Modern Classic, Spirit of Tradition e Tall Ships, a frota reunir-se-á na Antigua Yacht Club Marina, no esplêndido porto Falmouth Harbour.
Estão programadas cinco regatas, incluindo a Single Handed Race que ocorrerá pela 15.ª vez este ano. No final da terceira regata no domingo, 20 de abril, a frota inteira participará numa parada no English Harbour e, finalmente, a cerimónia de entrega de prémios dar-se-á na Copper & Lumber Store, na terça-feira, 22 de abril.
Antígua irá atrair muitos dos mais belos veleiros da história, testemunhos impressionantes da genialidade de designers de renome mundial, tais como Sparkman & Stephens, Nathanael Herreshoff, John Alden e Frederick Shepherd.
Entre eles encontra-se o yawl de 15 metros Dorade, que contribuiu para colocar Olin Stephens, que faleceu em 2008 aos 100 anos, no olimpo dos maiores designers de veleiros de todos os tempos. The Blue Peter, o concorrente mais assíduo do Circuito Panerai, também está de volta. Este cutter bermudense de 1930 participou em praticamente todos os eventos desde a primeira edição, incluindo o Panerai Transat Classique de 2012 e, obviamente, o Antigua Classic de 2013, no qual conquistou o terceiro lugar na sua categoria.
Também comparecerá o Stormvogel, o veloz brigue de 22 metros de 1961, que ganhou o Circuito Mediterrâneo do Panerai Classic Yachts Challenge na categoria Clássico, em 2008. No ano passado, em Antígua, o Stormvogel venceu um total de três prémios, incluindo o primeiro lugar na sua categoria. Lone Fox, o brigue de 19 metros de 1957, tentará conquistar de volta o Troféu Panerai que lhe pertenceu nas edições de 2011 e 2012.
Os Big Boats – veleiros de grande porte – brindar-nos-ão igualmente com a sua presença, oferecendo um espetáculo deslumbrante que lembra a era de ouro da vela.
Esta frota da J Class inclui o Rainbow de 40 metros, o Whitehawk de 1978 e a escuna Atrevide de 2012, ambos de 32 metros, a escuna de 25 metros Adventuress e o estai de 2013 Chronos, um verdadeiro gigante marítimo de 48 metros.
Na categoria Spirit of Tradition, que apresenta veleiros recentemente construídos com designs inspirados no passado, a estrela será o belíssimo veleiro criado pela Spirit Yachts of England, especializada em novos clássicos de madeira laminada de 11 a 40 metros. Cerca de uma dúzia de veleiros já se inscreveu, desde os pequenos Spirit 52s: Flight of Ufford e Chloe Racing, ambos com 15 metros de comprimento, ao imponente Spirit 76, Nazgul of Fordell, com 23 metros de comprimento.
Este ano, Kenny Coombs, um verdadeiro cavalheiro dos mares, fundador e organizador da regata, será homenageado na edição de Antígua de 2014. Kenny, que faleceu em Londres, em outubro de 2013, além de presidente da Antigua Classic Yacht Regatta, também foi das pessoas mais amadas e respeitadas por parte de comandantes e equipagens que animam o mundo da vela clássica.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta