Comissão Europeia aprova financiamento para Parque Energia das Ondas em Peniche

0

A Comissão Europeia anunciou, no passado dia 08.07.2014, que um dos projetos aprovados no âmbito do Programa NER 300, destinado a promover as energias renováveis e o combate às alterações climáticas, foi o projeto SWELL, que consiste na construção de um parque de energia das ondas com uma capacidade de 5,6 MW, a instalar a norte do concelho de Peniche, perto da Praia da Almagreira.Os equipamentos de produção de energia das ondas serão ligados em rede, no fundo do mar, e a energia produzida será injetada na rede através do cabo submarino já existente no local. O projeto SWELL, que será financiado pela Comissão Europeia em cerca de 9,1 milhões de euros, é liderado pela empresa finlandesa AW-Energy, detentora da tecnologia WaveRoller e conta com a participação do Município de Peniche como parceiro. A tecnologia WaveRoller vem sendo parcialmente desenvolvida e testada em Peniche, desde 2007, altura em que se realizaram os primeiros contactos e nasceu a relação com a empresa AW-Energy, razão pela qual a aprovação desta candidatura representa o resultado de uma aposta contínua que o Município de Peniche vem fazendo há cerca de 7 anos a esta parte na produção de energia das ondas com base nesta tecnologia de nearshore. O projeto SWELL nasce na sequência do projeto SURGE (Simple Underwater Renewable Generation of Electricity), também co-financiado pela Comissão Europeia, através do 7.º Programa-Quadro, que cumpriu integralmente todos os objetivos a que se propôs.
Enquanto o projeto SURGE teve como objetivo construir e testar (com sucesso) a primeira versão pré-comercial do WaveRoller, com a aprovação desta candidatura no âmbito do NER 300 vai ser possível construir, instalar e testar as primeiras unidades comerciais do WaveRoller. Outro dos objetivos do projeto é conceber um produto comercial completo a partir da tecnologia WaveRoller. Para tal é necessário garantir a existência de fornecedores e prestadores de serviços que assegurem níveis de qualidade e de assistência técnica, o cumprimento de prazos e de preços, etc. capazes de satisfazer integralmente futuros compradores dos equipamentos. O projeto SWELL é de extrema importância para o concelho de Peniche uma vez que envolve diversas empresas, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros locais, que vêm trabalhando na tecnologia WaveRoller há cerca de 7 anos, o que os coloca numa posição privilegiada para passarem a trabalhar de forma mais efetiva na produção de unidades comerciais do produto, caso o projeto SWELL venha a ter o sucesso pretendido. Por outro lado este projeto pode vir a constituir uma oportunidade para Peniche e para Portugal, como pioneiros na construção e exportação de equipamentos de produção de energia das ondas.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta