APORVELA regressa a Lisboa a bordo do Creoula

0

A Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela realizou mais duas viagens de treino de mar a bordo do Navio de Treino de Mar (NTM) Creoula da Marinha de Guerra Portuguesa, no âmbito da campanha Verão 2014.
A primeira etapa, com o Programa Escolhas do Alto-Comissariado para a Migrações, efetuou-se entre Lisboa e San Sebastian, com paragem na Corunha, de 21 a 30 de Junho e contou com 51 jovens oriundos de todo o país. Para receberem o cartão de embarque, estes jovens demonstraram competências digitais, voluntarismo e apresentaram boas notas no seu percurso escolar durante todo o ano lectivo – nem de propósito a iniciativa recebeu o nome de “mares da e-inclusão”.
A segunda etapa efetuou-se entre San Sebastian e Lisboa, com paragem nas Ilhas Cies, Viana do Castelo e Berlengas e resultou do projeto “Mar de Oportunidades”, uma parceria entre a Aporvela e a Casa Pia de Lisboa que recebeu o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Este programa alargado, o qual conta com cerca de uma centena de jovens, permitir-lhes-á navegar na caravela Vera Cruz, em grandes veleiros estrangeiros, visitar instituições ligadas ao mar, assistir a palestras de profissionais e receber formação náutica, incluindo a carta de marinheiro.
Em todas as navegações os grupos de jovens, rapazes e raparigas, recebem formação ministrada pela Marinha de Guerra Portuguesa e pelos monitores da Aporvela, os quais enquadram todas as atividades e as visitas a terra. Estas atividades incluem workshops sobre o navio e a forma como se navega à vela, segurança e sobrevivência náutica, nós e arte de marinharia, primeiros socorros no mar e suporte de vida, economia e profissões do mar. Paralelamente decorrem outras ações mais lúdicas mas igualmente promotoras do espírito de equipa, da responsabilidade e da assertividade dos jovens.
No dia 17 de Julho, a Aporvela parte para mais uma viagem que levará o Creoula e mais 50 jovens de Lisboa a Cádiz, voltando à capital a 23 de Julho. Nesta viagem embarcarão 10 jovens patrocinados pelo Município de Sines.
De seguida, entre 24 e 30 de Julho o Creoula navegará de Lisboa ao Porto e a Avilês nas Astúrias, com mais grupos de jovens entre os quais, cerca de metade, fazem parte do Projecto de Actividades Náuticas, patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa. Embarcarão também outros 4 jovens, oriundos da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, patrocinados pelo Município vianense. Todos jovens partem dispostos a conhecer o mar, a fazer leme e vigia, a preparar as refeições, a aprender sobre navegação e sempre dispostos a colaborar nas fainas – todos juntos içamos e carregamos as velas para que o Creoula navegue veloz rumo ao seu destino.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta