Dia Mundial do Mar seduziu Setúbal

0

A celebração do Dia Mundial do Mar, em setúbal, traduziu-se na realização de um conjunto de eventos organizados pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e pela Câmara Municipal de Setúbal. Face à enorme afluência de visitantes aos três veleiros, Sagres, Creoula e Vera Cruz e ao elevado número de participantes no Seminário Internacional sobre Náutica de Recreio e Turismo Náutico, podemos considerar que constituiu um enorme êxito.A presença simultânea dos três veleiros, em Setúbal, foi um dos momentos altos das comemorações, com a adesão de milhares de visitantes, entre alunos de escolas da região e público em geral, só no primeiro dia, três mil e quinhentas crianças entraram a bordo destes três ícones da marinha à vela nacional.
Por outro lado, o “I Seminário Internacional: Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade: A Náutica de Recreio e o Turismo Náutico”, constituiu uma oportunidade para, em primeiro lugar, fazer um balanço muito positivo do trabalho conjunto, até agora realizado, entre a APSS e a CMS, que tem por objetivo desenvolver Setúbal de braço dado com o Sado, e em segundo lugar, para dar conta de alguns dos projetos que as duas entidades planeiam promover, como a marina de Setúbal e o cais intermodal.
Deram os seus contributos vários especialistas e operadores nacionais e internacionais relacionados com as temáticas abordadas, num evento que foi também um espaço para o debate positivo e, acima de tudo um momento para vincar o interesse que a matéria suscita entre as entidades oficiais, empresas, operadores e população.
Entretanto, vai continuar aberta ao público e com entrada grátis, até ao dia 19 de outubro, na Casa da Baía, em Setúbal, a exposição “Portos em Banda Desenhada” de Jordi Ojeda e Francecs Solé Parellada. Uma experiência cultural única e divertida ao apresentar imagens, em banda desenhada, da atividade portuária e do Mar, focando a sua contribuição para o desenvolvimento do homem, da cidadania e do progresso da sociedade. É uma exposição promovida pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, membro da Associação RETE – Associação para a Colaboração Entre Portos e Cidades, que também irá percorrer outras cidades portuárias em Portugal. Fonte: Porto de Setúbal.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta