Sistema de Gestão Ambiental auditado com sucesso

0

Foi concluída, com êxito, a Auditoria de Renovação da Certificação ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra, SA, segundo o referencial NP EN ISO 14001:2004. A ação inseriu-se no ciclo de auditorias de renovação do Certificado levada a cabo pela Lloyd´s Register Quality Assurance. O sucesso resulta do empenho e colaboração de todos, na APSS e nas respetivas comunidades portuárias de Setúbal e de Sesimbra, facto uma vez mais reconhecido pelo auditor.A certificação Ambiental tem aportado uma melhoria qualidade de vida às populações das áreas envolventes. Destaca-se que a generalidade das comunidades portuárias de Setúbal e de Sesimbra apresentam uma crescente sensibilidade ambiental e preocupação na sua monitorização e preservação (ar, água e solo).
A APSS é considerada uma referência ambiental no panorama dos Portos nacionais, com diversas práticas reconhecidas pelo guia de excelência da ESPO (European Sea Ports Organisation), com a adoção de um tarifário que bonifica a eficiência energética dos navios (ESI Incentive Provider (Environmental Shipping Index) e, ainda, pelo facto do Porto de Setúbal ter mantido, com distinção, o estatuto de ECOPORT, sendo o único porto do país a integrar esta rede de portos a nível mundial.
A política de sustentabilidade ambiental da APSS está igualmente alinhada com a maximização da eficiência energética, por via do cumprimento das metas proposta pelo programa ECO.AP, que visa aumentar em 30% a eficiência energética nos serviços públicos, equipamentos e organismos da Administração Pública, no horizonte de 2020.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta