Vitória holandesa pela diferença de 16 minutos na 2ª etapa da Volvo Ocean Race

0

Mais um final de etapa emocionante da Volvo Ocean Race. A perna entre a África do Sul e os Emirados Árabes Unidos terminou com vitória apertada dos holandeses do Team Brunel, que cruzaram a linha de chegada 16 minutos na frente do segundo colocado, o chinês Dongfeng. O terceiro foi o Abu Dhabi Ocean Racing. Até o início da manhã de sábado (13), quando os três barcos estavam prestes a concluir o percurso de mais de 9 mil quilómetros, era impossível dar vantagem para uma equipa ou outra.Para vencer a perna entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Team Brunel teve que dar a última cartada já na aproximação ao porto. Atrás nas últimas 24 horas, os holandeses encontraram vento ‘do nada’ na milha derradeira e ganharam a etapa de mais de 9 mil quilómetros. A primeira posição estava quase certa nas mãos do Dongfeng. A regata durou 23 dias e 16 horas e 25 minutos.
“Estamos muito felizes pela vitória. Sempre digo que é melhor ter sorte do que ser bom, mas confesso que nessa etapa também fomos perfeitos. Poderíamos ter terminado em último, de tão difícil que foi. A nossa equipa fez um trabalho fantástico e velejamos melhor do que na primeira perna”, disse Bouwe Bekking, skipper do Team Brunel.
Festa holandesa e um pouco de decepção chinesa. “O Team Brunel foi muito mais rápido do que nós nos últimos dias. Não sabemos como, mas foram. Estamos um pouco desapontados. É preciso ser rápido para ganhar as pernas”, disse Charles Caudrelier, skipper do Dongfeng. “Sempre queremos melhorar e a boa notícia é que mostramos que podemos jogar o jogo de igual para igual”.
E o final da etapa, além de equilibrado, foi congestionado na passagem pelo estreito de Ormuz – que tem 400 metros de largura e liga o Golfo de Omã ao Golfo Pérsico. Nos últimos dois dias, os barcos tiveram companhia de muitas embarcações, principalmente que transportam petróleo, já 50% das produtoras estão naquela região.
Empate
A classificação, após duas pernas, mostra que a 12ª edição da Volvo Ocean Race é a mais equilibrada de todas. Triplo empate. Na primeira perna deu Abu Dhabi em primeiro e Team Brunel em terceiro. A situação inverteu-se no sábado(13). Os chineses do Dongfeng chegaram as duas em segundo. O resultado mostra o equilíbrio da nova classe de barcos, o Volvo Ocean 65.
“Não dá para descansar! No passado dava para relaxar um pouco, pois o barco era rápido. Agora, o veleiro é completo em todos os aspectos e se alguém cometer um erro perde a vantagem”, ressaltou Bouwe Bekking. “Isso gera pressão a bordo, principalmente nos mais novos, que podem não saber lidar com perda de posições”.
A segunda etapa
A segunda etapa da Volvo Ocean Race foi histórica e teve emoção do começo ao fim. Desde a saída da Cidade do Cabo, com ventos de quase 100 km/h, passando pelas zonas anti-pirataria e pelas ilhotas do Índico, nenhum barco se destacou ou ganhou vantagem no final.
A perna pelo Oceano Índico foi a mais desconhecida do evento. A frota composta por sete barcos, que terminou com seis após o acidente com a equipa dinamarquês, passou por uma área pouco navegada em regatas oceânicas.
O Team Vestas Wind não completou o percurso. No fim do mês passado, o barco da Dinamarca ficou encalhado em um banco de areia de uma ilhota do Oceano Índico. Os tripulantes foram obrigados a abandonar a embarcação e ainda há dúvidas se eles voltarão ao não à regata.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta