Ventos de mudança

0

O velejador Miguel Nunes aposta numa nova campanha olímpica na classe 470, agora com a novidade de ter como leme João Villas-Boas.
Aos 37 anos de idade Miguel Nunes conta com a presença nos últimos quatro Jogos Olímpicos, premiado em todos com Menções Honrosas, prémio reservado a classificações entre o 4º e o 8º lugar, sempre formando dupla com Álvaro Marinho, que após Londres 2012 deixou a competição para se dedicar a treinador.
Mas Miguel Nunes, mantendo a sua grande força de vontade e a enorme paixão pela competição, quer ir mais longe e aposta forte numa nova presença nos Jogos Olímpicos, RIO 2016. Mas agora tendo como leme um jovem de 22 anos João Villas-Boas, que conta no seu currículo Vice-Campeão do Mundo da Juventude em 420.
Esta nova dupla começou a treinar em Outubro e no início de Dezembro fez a sua estreia em regata nas Canárias, para competir na Canary Olympic Sailing Week 2014, onde numa frota recheada de grandes velejadores se classificou num óptimo 4º lugar, deixando antever um futuro risonho.
A grande experiência de Miguel Nunes, aliada à vontade de vencer fruto da juventude de João Villas-Boas, fazem com que esta dupla esteja empenhada em ir aos próximos Jogos, tendo um plano bem definido de treinos intensivos e de presença nas principais regatas internacionais da classe 470.
Um ano de 2015 já com uma agenda repleta de regatas, onde se destaca em Fevereiro Cadiz Olympic Week, no sul de Espanha, seguida de dois torneios em Palma de Maiorca em Março, tendo em Abril no sul de França Hyeres World Cup, em Maio regatas na Holanda, em Junho o Campeonato da Europa, na Dinamarca e finalmente em Israel, em Outubro, o Campeonato do Mundo.
Treinos de mar em Cascais e ginásio no Jamor fazem parte de uma rotina diária que esta dupla segue quando está em Portugal, para estar bem preparada, tanto fisicamente, tão importante num barco muito exigente como o 470, como tecnicamente na água, onde as manobras não podem falhar em regata.
O próximo desafio é já em Janeiro de 2015, uma prova da Taça do Mundo, nos Estados Unidos da América, Miami World Cup, onde esta dupla vai estar presente e tudo fará para alcançar um bom resultado.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta