Nova mini-rebarbadora profissional da Bosch em teste no Centro Náutico de Algés

0

Junto ao rio Tejo, o Centro Náutico de Algés recebe centenas de embarcações durante todo o ano para manutenção e reparação. Os profissionais do estaleiro naval testaram a nova mini-rebarbadora GWS 17-150 CI Professional da Bosch na preparação de um berço para barcos e ainda a polidora GPO 14 CE Professional na manutenção de um veleiro.

A funcionar desde 2012, o Centro Náutico de Algés é cada vez mais procurado por proprietários de embarcações, de nacionalidade portuguesa e estrangeiros. Nestas instalações, para além do estacionamento de embarcações a seco, também se efetuam trabalhos de carpintaria, serralharia, fibra, eletrónica, polimento, rigging, entre outros.
Para efetuar trabalhos de corte e polimento foram selecionadas duas ferramentas elétricas profissionais da Bosch que se destacam pela sua potência e versatilidade.
Em parceria com a Bosch Ferramentas Elétricas Profissionais, os profissionais do Centro Náutico de Algés realizaram dois testes com duas inovadoras ferramentas: a mini-rebarbadora GWS 17-150 CI Professional e a polidora GPO 14 CE Professional. Os testes foram acompanhados pelo Técnico de Demonstração da Bosch, Carlos Pereira, que demonstrou as caraterísticas distintivas das duas ferramentas e a sua versatilidade.

RebMini-rebarbadora da Bosch testada no corte de berço para barcos
Para o corte de berço para barcos, o técnico do Centro Náutico de Algés, Wanderson Carlos, utilizou a nova mini-rebarbadora GWS 17-150 CI Professional. Este modelo, que faz parte da nova gama de mini-rebarbadoras lançadas pela Bosch, tem uma potência constante de 1.700 W (sistema Constant Electronic) e arranque suave. Este modelo, que é o ideal para cortes de tubos e perfis de aço, distingue-se dos restantes desta nova gama, pois trabalha com discos de 150 mm. Para o técnico do Centro Náutico de Algés, a primeira característica a destacar foi o punho ergonómico com Vibration Control. “O punho foi uma agradável surpresa pois absorve as vibrações, protege o pulso e torna o trabalho menos exigente, mesmo quando se puxa mais pela máquina”, confidenciou Wanderson Carlos.
Reb_01Apesar de ser uma máquina leve, pesa apenas 2,4 kg, a GWS 17-150 CI Professional também se distingue pela sua robustez. No teste, a mini-rebarbadora foi levada ao limite e quando detetou um bloqueio do disco ativou o sistema KickBack Stop, motivando a paragem de imediato da rotação para garantir a segurança do profissional. Outro importante fator de segurança prende-se com a proteção contra rearranque involuntário, que impede a máquina de arrancar sozinha quando é ligada à corrente, mesmo que o botão de funcionamento esteja acionado.
“O facto de a máquina não arrancar sozinha é muito bom. Há tempos tivemos uma situação em que ligamos a tomada errada e uma máquina começou a trabalhar no chão, com esta mini-rebardadora não ia acontecer”, sublinha o técnico do Centro Náutico de Algés.
O Técnico de Demonstração da Bosch acrescentou ainda duas vantagens desta mini-rebarbabadora, “maior produtividade e menor tempo de paragem para trocar de acessórios”. As escovas de carvão alcançam cerca de 50% mais de durabilidade que os modelos da concorrência e têm de ser substituídas com menor frequência, resultando no poupança de tempo e dinheiro. As tampas de proteção, com uma maior amplitude, permitem uma redução no tempo de paragem para trocar de acessórios, melhorando o tempo-rendimento.

PolimentoPolidora da Bosch utilizada para polir veleiro
A polidora GPO 14 CE Professional esteve em teste no polimento de um veleiro. Esta polidora profissional da Bosch assegura um trabalho confortável e sem esforço ao polir grandes áreas ou superfícies, algo que é potencializado pelo seu design compacto e de peso reduzido – apenas 2,5 kg. Tal como foi comprovado por Wanderson Carlos, “por vezes temos de trabalhar em posições mais desconfortáveis ou, por exemplo, para polir lanchas grandes e é muito importante ser uma máquina leve”. Também o punho ergonómico Softgrip contribui para que seja uma máquina fácil de manusear, ajustando-se às necessidades de polir alternadamente em superfícies horizontais e verticais.
Polimento_01O arrefecimento do motor é potenciado pelas entradas de ar especialmente desenvolvidas para o efeito e que também se traduz numa maior durabilidade. A polidora tem uma potência constante de 1.400 W e vai das 750 às 3.000 r.p.m., que podem ser ajustadas ao trabalho de cada material graças a 6 velocidades de rotação pré-selecionáveis. “Gostei bastante do ajuste de velocidades. É bastante útil poder regular a velocidade para podermos realizar um trabalho nas melhores condições”, disse o técnico do Centro Náutico de Algés.

 

 

Fichas técnicas

Ferramenta: GWS 17-150 CI Professional | Potência: 1.700 W | Número de rotações em vazio: 11.500 r.p.m. | Peso: 2,4 kg |Diâmetro do disco: 150 mm

Ferramenta: GPO 14 CE Professional | Potência absorvida: 1.400 W | N.º de rotações em vazio: 750 – 3.000 r.p.m. | Potência útil: 800 W | Rosca do veio do disco abrasivo: M 14 | Prato de lixar em borracha, Ø: 180 mm | Catrabucha tipo tacho, Ø: 100 mm | Mó cerâmica, Ø: 180 mm | Esponja de polir, Ø: 160 mm | Escova para superfícies, Ø: 175 mm | Peso: 2,5 kg

 

Veja o vídeo da ação da Bosch:


 

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta