Novos motores fora-de-borda no Salão de Barcelona 2016

0

No Salão de Barcelona estarão expostos algumas das novidades no que diz respeito a motores marítimos fora-de-borda.

mercury-marine-f115-pro-xsMercury F115 Pro XS
Com base no Mercury 115 a 4 tempos, o novo Mercury 115 Pro XS tem um desempenho significativamente melhor que qualquer outro fora de borda de 115 CV do mercado. O novo 115 Pro XS é 7 Kg mais leve que o antigo motor a 2 tempos e 8 Kg mais leve que os restantes motores da concorrência. A sua cilindrada de 2.1L é maior que a de qualquer outro 115 CV do mercado. Esta incrível combinação oferece um binário maior, melhores performances e uma espetacular resistência.

mercury-marine-sea-pro-40Mercury Sea Pro 40 e 60
Desenvolvidos para terem uma maior vida útil, sem alterar potência e performance, os motores de 40 e 60 CV SeaPro a 4 Tempos viram melhoradas as suas características para assegurar a sua eficácia em aplicações com muitas horas de trabalho, sobretudo em ambientes agressivos e em água salgada.
Os SeaPro, mais leves e de grande cilindrada, oferecem o rendimento desejado pelos profissionais e foram construídos para serem 3 vezes mais fortes e mais resistentes que os motores destinados ao recreio. Apresentam, ainda, outras melhorias que conduzem a maiores durabilidade e fiabilidade, tais como a bomba de combustível de grau profissional, sujeição especial dos ímanes do volante, suportes superiores mais fortes, termostato de aço inoxidável e cilindro de gás do trim (em modelos específicos).

selva-swordfishSelva Swordfish 115 e 115 XSR
O novo Swordfish de Selva é um fora-de-borda de 115 cavalos EFI (84,6 kW) a quatro tempos de injeção e quatro cilindros em linha, 16 válvulas e 1.832 cc. Com um peso de 175 kg oferece uma excelente relação potência-peso para conseguir as melhores prestações. Com um desenho compacto, cumpre com as normativas ambientais de respeito ao meio ambiente mais restritas.

torqeedo-cruise-10-0-rTorqeedo Cruise 10.0 R
O novo modelo do fabricante alemão é o Cruise 10.0R, que é comparável a um motor de popa a gasolina de 20 cavalos e pode ser facilmente montado no barco. Só que opera com pelo menos quatro baterias de lítio (Power 26-104) ou oito baterias de chumbo (plomo-gel ou AGM). A outra novidade é o Cruise R 10.0 poder ser equipado com um acelerador remoto (opcional).

2016_yam_f2-5b_eu_na_stu_002_lrYamaha F2.5B
O novo design inteligente não é a única melhoria a destacar no mais recente F2.5. Com o novo conjunto de funcionalidades avançadas de engenharia, este motor portátil é agora mais ecológico e intuitivo do que nunca.
A Yamaha aperfeiçoou o design do pistão, da cabeça do cilindro e do coletor de admissão para melhorar a eficiência da combustão e a economia de combustível do motor, proporcionando assim uma melhor performance global e emissões de escape reduzidas, bem como níveis de vibração e ruído ainda mais baixos.
Outras vantagens deste novo motor podem ser mais evidentes. Com um punho de torção do acelerador maior (igual ao punho dos motores portáteis de maiores dimensões), o condutor pode controlar o acelerador de forma mais confortável. Além disso, a alavanca de arranque fácil de segurar, a alavanca de engrenagens precisa e o botão do ar novos podem ser facilmente alcançados.
A pensar na conveniência, o depósito de combustível integrado (que permite poupar muito espaço no barco e facilita o transporte e o controlo do cordame) é agora transparente, simplificando a verificação do nível de combustível. É igualmente fácil ver o nível de óleo através da janela de observação e utilizando a nova tampa do depósito de combustível com vareta incorporada.
O fabricante esforçou-se por melhorar ainda mais o manuseamento e transporte do novo F2.5 inteligente. O mais recente design inclui um inovador sistema de arrumação isento de fugas de óleo que permite arrumar o motor em 3 posições (em cada lado ou na dianteira) sem correr riscos de derrame de óleo. Além disso, a pega de transporte grande, equilibrada e confortável, localizada na parte posterior, também pode ser utilizada para conduzir o barco quando o motor é rodado 180° na direção de inversão.

suzuki-df6aSuzuki DF4A/DF5A/DF6A e DF150AP/175AP
A Suzuki apresenta os fora de borda a quatro tempos DF4A, DF5A e DF 6A, de um cilindro, que se destacam pelo seu pouco peso (23,5 kg), transportabilidade e simplicidade de uso. Dispõe de um depósito de 10 litros integrado, são silenciosos e têm duas posições para serem usados em águas pouco profundas. O arranque é manual e as suas potencias são de 4 Hp, 5 Hp e 6 cavalos. Opcionalmente podem equipar alternador de 12V. Por seu lado, os DF150AP e DF175AP são dois motores de quatro tempos. Com um motor de 2.9 litros, 16 válvulas e quatro cilindros em linha DOHC, estes novos modelos de 150 e 175 Cv também utilizam uma alta relação de compressão de 10.2: 1, o que proporciona um alto torque em baixas rotações e fornece uma aceleração impressionante.suzuki-df175

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta