Velejador solitário português a poucos dias da partida

0

António Fontes, o velejador português solitário que participa na Mini Transat 2015, parte dia 19 de setembro de Douarnenez (França), onde dará início à prova de vela solitária que o vai deixar sozinho no mar até ao final de novembro, altura em que termina a aventura em Guadeloupe, nas Caraíbas.

A poucos dias da largada, António Fontes sente-se “tranquilo e confiante para iniciar esta aventura” e está a aproveitar para descansar e manter a preparação física. Neste tipo de provas, os atletas têm de estar prontos a enfrentar todo o tipo de situações, pois dependem em exclusivo de si próprios.

Todas as decisões têm de ser rápidas e acertadas, nomeadamente na gestão das dormidas e na alimentação. Dormem durante um período de 20 minutos seguidos e a alimentação tem que ser especialmente cuidada para estarem suficientemente lúcidos nas decisões que tomam

Antes da partida, todos os atletas são sujeitos a uma consulta com o médico da regata para aprovar a farmácia de bordo e receberem formação sobre as técnicas a aplicar em todas as situações que possam surgir: quedas, cortes, fraturas, etc. Só em situações mais graves, é que os velejadores entram em contacto com a equipa médica.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta