A Cooperativa “Partir a Âncora” arranca com a construção da Canoa da picada no Maine, EUA

0

A cooperativa sem fins lucrativos “Break the Anchor – Partir a Âncora, CRL” em colaboração com a escola “the Apprenticeshop”, inicia a primeira fase da construção da Canoa da Picada em Rockland, no Maine, Estados Unidos da América. A Canoa da Picada é uma embarcação tradicional Portuguesa de pesca do séc XIX, era usada sobretudo para o transporte de sardinhas que eram “picadas” ou salgadas no porão, daí o seu nome.

O arranque do projeto faz-se através do “lofting” ou levantamento, onde são desenhadas as linhas mestras da embarcação à escala real em folhas de contraplacado. Estas linhas servem para afinar o desenho da embarcação, para estudar a sua construção e retirar moldes ou formas para a escolha de peças de madeira adequadas. Uma vez terminado o “lofting”, avançar-se-á para a elaboração das peças para o “cavername”, a estrutura mestra da embarcação de onde fazem parte as Balizas, a roda de proa ou a quilha.
O projeto para a construção desta embarcação portuguesa parte da iniciativa da cooperativa que lançou um dos seus fundadores, João Bentes, para uma formação de dois anos numa das mais antigas escolas de construção tradicional de embarcações dos Estados Unidos, a Apprenticeshop, no Maine, fundada em 1972. A importância de formação especificamente nesta escola deve-se ao seu modelo de formação de “Aprendizes” inspirada nas filosofias de Kurt Hahn e Lance Lee, modelo que a cooperativa quer transportar para Portugal, após a construção da Canoa da Picada.
A cooperativa sem fins lucrativos encontra-se continuamente a angariar fundos para este projeto. Caso haja interesse, pode-se obter mais informações em www.breaktheanchor.com, através do e-mail jb@breaktheanchor.com ou ainda, se se encontrar no Maine, pode-se visitar em 655 Main St Rockland, ME.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta