Atleta do Clube Naval de Sesimbra conquista três medalhas de ouro e uma de bronze no 6.º Campeonato do Mundo CMAS de Mergulho Desportivo
A atleta do Clube Naval de Sesimbra (CNS), Mariana Bouhon Chilão, conquistou três medalhas de ouro e uma de bronze no 6.º Campeonato do Mundo CMAS de Mergulho Desportivo, organizado pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS).
A atleta de atividades subaquáticas integrou a Seleção Nacional de Mergulho Desportivo, juntamente com outros seis atletas de mais três clubes (ASSBSI Emergency, CCD Trabalhadores da CMP e Associação Humanitária Bombeiros Aguda), na competição que se realizou, de 28 a 30 de novembro, em Vila Franca de Xira.
A atleta do CNS alcançou a Medalha de Ouro nos 50 metros “Lift Bag, Senior Woman Recreative WCHAMP”, nos 50 metros “Octopus Senior Mixed Pairs Recreative WCHAMP” (em dupla com o português Bernardo Ferreira) e nos 100 metros “Obstacle Course Senior Mixed Pairs Recreative WCHAMP” (em dupla com o português Bernardo Ferreira) e conquistou a Medalha de Bronze nos 100 metros “Obstacle Course Solo Senior Woman Recreative WCHAMP”.
Os melhores mergulhadores de “Sport Diving” do mundo, em representação de vários países, vieram a Portugal para porem à prova individualmente e em equipa as suas capacidades técnicas de mergulho autónomo, de controlo de flutuabilidade, de mergulhador de resgate e de transposição de pistas de obstáculos, proporcionando uma exibição única em piscina.
Testemunhos da atleta
“Desde cedo, mergulhar sempre fez parte da minha vida. A paixão pelos desportos aquáticos levou-me a aceitar um desafio diferente: experimentar um treino de Sport Diving”, salienta Mariana Bouhon Chilão, dizendo que “foi uma descoberta única”.
Segundo a atleta, a modalidade, que combina as skills do mergulho com a natação em ambiente competitivo, “rapidamente” se tornou uma das suas “atividades favoritas”.
“A experiência permitiu-me crescer como atleta, testar os meus limites e aprender com os melhores”, adianta Mariana Bouhon Chilão, sobre o “momento marcante” de ter sido convocada pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas para participar no Mundial. “Sem dúvida, uma etapa especial na minha jornada no desporto”, conclui.