Grupo Azimut Benetti aumenta a sua participação de mercado e consolida a experiência de 43 anos

0


No Festival de Plaisance em Cannes, 4 dos 10 novos modelos que serão lançados na temporada náutica mundial foram apresentados; barcos repletos de excelência e inovação, com o estilo e a qualidade italiana.
No futuro, um novo Centro Náutico Integrado está planeado para a Marina di Varazze.
A sua estabilidade económica e solidez permitem a exploração de novas tecnologias através de pesquisas e criação de novos modelos e designs, de acordo com as mais diversas maneiras de navegação, tem sido os pontos fortes que fazem o Grupo Azimut Benetti superar o difícil período no mercado náutico com serenidade, garantindo continuidade na produção e uma sólida relação com seus consumidores.

“Os negócios de família que construímos até hoje nos dão grande liberdade de ação e de pensamento: que fazer negócios com paixão e profissionalismo sem colocar limites para a criatividade em design e inovação resultam em nossas obras de arte no mar, reconhecidas em todo o mundo”, declara o presidente do Grupo Paolo Vitelli.

O Grupo Azimut Benetti é o maior grupo privado do seu segmento no mundo, num mercado global que caiu cerca de 20% no setor de barcos de médio porte (os mais afetados). Mesmo assim, tem mantido resultados estáveis nesse período com aumento de sua participação de mercado, graças a um valor de produção de cerca de 600 milhões de euros.

Tem 50% de seu volume de negócios no continente americano, com a estabilidade do Brasil e os Estados Unidos marcando um aumento no volume de negócios. Graças a uma forte e bem distribuída presença, Azimut Yachts tem registado importante performance nas vendas. Destaque também à marca Atlantis, com sua primeira aparição no mercado norte-americano há poucos meses, mostrando uma boa resposta dos modelos oferecidos.
No outro lado do mundo, o Grupo continua a conquistar os mercados emergentes com interesse, explorar os novos, como a África, e mantendo a sua internacionalização como embaixador da qualidade “Made in Italy”. A empresa é um dos melhores exemplos de que é capaz de controlar suas linhas de produção: desde o design de um barco, passando pela produção até o pós-vendas.
O mercado náutico chinês permanece inalterado, em partes pela desaceleração da economia e a incerteza do mercado imobiliário. Ali, o Grupo, que tem uma posição de liderança, tem mantido a sua participação de mercado. As duas empresas estabelecidas localmente tornaram-se agentes; uma em Shangai, a outra em Hong Kong, com o fortalecimento da estrutura local através da força de trabalho italiana e chinesa, com objetivo de oferecer suporte para os serviços de vendas e pós-vendas. O Médio Oriente mantém-se estável enquanto a Europa começa a recuperar.
“A indústria náutica está na quinta posição no que se refere à exportação italiana e continua sendo uma das grandes oportunidades para o desenvolvimento dos mercados mundiais”, afirma Paolo Vitelli. “Porque é um dos setores que a Itália é líder absoluta. O nosso design e tecnologia se mantêm no topo. Nós sabemos que o Grupo tem uma especial responsabilidade na promoção desse mercado e, por isso, as nossas pesquisas exploram novas áreas tanto no que se refere a materiais com baixo impacto ambiental e para responder a uma nova abordagem de navegação”.
O plano industrial para os próximos três anos prevê investimentos de 60 milhões de euros, distribuídos em pesquisas e desenvolvimento de novos modelos nas suas várias áreas de produção. Uma das características do Grupo é a habilidade de auto financiar esses investimentos, que também significa lidar com o desenvolvimento de maneira autónoma, sem ser obrigado a adotar planos industriais voltados a resultados de curto prazo. Nos próximos três anos, 30 novos modelos serão planeados, um reflexo do alto desempenho dos escritórios de desenvolvimento e pesquisas.
Em específico, as linhas de negócios das marcas Azimut Yachts e Atlantis estão expandindo as suas presenças com excelente competitividade, qualidade e alta inovação, como barcos pequenos, eco-friendly e desportivos. Cada uma dessas três áreas são bem representadas por novos e importantes modelos para a próxima temporada náutica como foi mostrado em Cannes: o Atlantis 34, Magellano 43 e Azimut 55S.

Megaiates
Já a Linha de negócios de megaiates, que compreende as consagradas marcas Benetti e Azimut Grande, é a divisão que teve o maior sucesso de vendas na última temporada náutica. Quinze embarcações foram entregues e existe um ótimo portfólio de encomendas para serem entregues de 650 milhões de euros.
Benetti, que irá celebrar 140 anos de produção contínua no ano que vem, apresenta a Classic Supreme 132’ em Cannes, e já recebeu uma encomenda para a construção de um barco de 90 metros de um cliente que escolheu a excelência da marca pela terceira vez. Destaque para a tecnologia inovadora, aliada à qualidade, design e estilo. Esse será o maior barco Azimut, feito com a experiência da Benetti, já construído.
No festival de Plaisance em Cannes, no topo dos 22 modelos das várias marcas do Grupo que foram mostrados, esteve o Benetti “Diamonds Are Forever”, que com seus 61 metros, foi o maior iate já apresentado no Festival.

Centro náutico integrado em Varazze
Com uma visão constante de desenvolvimento e expansão nos serviços oferecidos aos seus clientes, o Grupo Azimut Benetti está planeando a realização de um centro náutico integrado em Varazze. O objetivo é concentrar produção, assistência, manutenção, remontagem, hospedagem e lazer em uma única área. Esse novo centro náutico está planeado para Varazze, onde a empresa está negociando a compra das áreas do ex-estaleiro Baglietto próximo à estação de lazer da Marina di Varazze e em frente a uma grande e equipada doca dentro da marina construída e operada pelo Grupo.
Se a compra for adiante, está previsto que um novo hangar será construído para “outfitting” medindo de 64’ a 90′, juntamente com grandes espaços para armazenamento e remontagem e a criação de leitos dentro de uma atraente, bem equipada e prestigiada marina. O investimento inicial total será da ordem de 10 milhões de euros.
Esta aquisição faz parte de um projeto de longo prazo cujo objetivo é a criação de novos centros náuticos em pontos estratégicos ao redor do mundo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta