Hydrosport 828VFI c/ 2 x DF 150AP da Suzuki – Uma solução para as Marítimo Turísticas

0

O primeiro modelo da Hydrosport foi produzido, em 1999, por Eddy Johansen. Este norueguês radicou-se em Portugal e, nos dias de hoje, produz embarcações semi-rígidas de grande qualidade e com forte reconhecimento. Um dos pontos altos deste estaleiro foi o fornecimento das embarcações para a última edição da Volvo Ocean Race.
O Hydrosport 828VFI é um modelo muito versátil destinado a uma utilização mais profissional mas, face à capacidade de fabrico e inovação do construtor, pode ser adaptado para um cliente de recreio.

Por onde navegámos.

Configuração do casco com um V profundo.

Convés preparado para a observação de cetáceos.

Banco tipo joker com espaço de arrumos no interior.

Aspeto da zona da proa.

Solução encontrada para a colocação da balsa.

Posição de comando à popa permite um melhor controlo da embarcação e dos seus ocupantes. Top-bimini rígido e escada para observação.

Exterior – Simples e funcional
O Hydrosport 828 VFI foi apresentado, pela primeira vez, durante a Nauticampo 2019. Trata-se de um modelo de semi-rígido com um visual e características facilmente identificáveis com o construtor nacional. Linhas elegantes, decoração sóbria, um casco marinheiro em V (Warped 24º V @ transom, two stepped VFI) e diferentes soluções de layout de convés. O barco que tivemos a oportunidade de experimentar destinava-se a uma empresa de observação de cetáceos e, por isso, a exigência de uma torre de observação com fácil acesso, disposição paralela dos bancos (tipo joker) e uma motorização dupla. Ao nível dos materiais utilizados nota-se uma preocupação com a qualidade e conforto. Numa embarcação com 8,28 m de comprimento e com uma lotação para 18 pessoas, a questão dos arrumos, da colocação da palamenta e balsa é pertinente. A utilização dos interiores dos bancos foi a solução encontrada pelo construtor nacional e destacamos aqui a que foi conseguida para a balsa.
A consola, por uma questão de gestão de espaço e controlo, é colocada o mais à popa possível. Desta forma, temos um perfeito controlo de toda a embarcação e seus ocupantes. A estrutura do Top Bimini é sólida e a consola ergonómica tem espaço suficiente para a instalação de todos os equipamentos de ajuda à navegação.

O conjunto plana com facilidade e atinge velocidades altas sem qualquer esforço.

Boa capacidade de manobra e de resposta às solicitações do piloto.

Um navegar confortável.

A Navegar – Um casco marinheiro
No contacto que tivemos com o Hydrosport 828VFI equipado com dois motores Suzuki de 150 Cv cada, escolhemos um percurso misto, com cerca de 28,8 milhas náuticas e que fosse exemplificativo da utilização futura deste tipo de embarcação. Saímos do Porto de Recreio de Oeiras rumo ao Seixal passando pela grande maioria dos locais de observação obrigatória no rio Tejo, nomeadamente, Farol do Bugio, Torre de Belém, Terreiro do Paço. O regresso, do Seixal para Oeiras, foi mais para conferir a performance dinâmica do conjunto.
Quando referi um percurso misto, quero dizer que navegámos na zona da barra e no estuário do rio Tejo. Esta realidade deu para conhecer um pouco mais sobre o potencial do conjunto no que diz respeito à capacidade de manobra, navegação e conforto a bordo. O V do casco do Hydrosport 828VFI permite uma navegação segura, confortável e enxuta para os ocupantes. A complementar estas características estão os dois motores de 150 Cv, do fabricante japonês Suzuki, com um bloco 4 cilindros em linha, 2687 cm³ de cilindrada, injeção eletrónica de combustível Sequencial Multi-Ponto e tecnologia de controle de câmara de combustão (Lean Burn). A gama de motores de quatro cilindros em linha foi desenhada para rodarem um hélice de maior diâmetro através de uma relação de transmissão mais agressiva. A combinação de um hélice de maior diâmetro e uma relação de transmissão mais reduzida proporciona mais impulso, que é especialmente valorizado em embarcações de elevada performance.

Um conjunto que cumpre com os objetivos para que foi concebido.

Opinião – O saber fazer
A Hydrosport há muito que nos apresenta modelos barcos semi-rígidos de linhas elegantes e com características marinheiras e o 828VFI segue esta linhagem. Numa análise ao barco é bem patente a preocupação com o detalhe, com o encontrar de soluções que permitam a satisfação do cliente, tem como consequência este estaleiro trabalhar maioritariamente para o mercado da exportação.
O Hydrosport 828 VFI equipado com 2 x DF150 AP da Suzuki cumpre, na integra, com os objetivos para que foi concebido. Levar pessoas a observar cetáceos ou paisagens em conforto e com segurança. Na nossa saída de 28,8 MN navegámos a uma média de 14,2 nós e atingimos uma velocidade máxima de 45 nós. Esta realidade permite uma economia de combustível significativa e preserva o material. Estes são fatores importantes na rentabilidade de uma empresa Marítimo Turística.
Uma outra componente interessante é a possibilidade que o estaleiro oferece na personalização do barco, ao nível do convés. Desta forma, o cliente pode sempre projetar a embarcação para a sua realidade de negócio e navegação.
Gostámos particularmente da forma de navegar do conjunto e da resposta pronta a todas as solicitações de condução.

Medições
Com 7 adultos a bordo e com boas condições de mar e vento.
Arranque: 1,26 seg.
Mínimo a planar: 11 nós a 2 600 rpm
14 nós / 2 800 rpm
20 nós / 3 000 rpm
25 nós / 3 500 rpm
28 nós / 4 000 rpm
34 nós / 4 500 rpm
38,5 nós / 5 000 rpm
42 nós / 5 500 rpm
Velocidade máxima: 46,6 nós / 5 900 rpm
Velocidade de cruzeiro: 22 a 24 nós à 3 000 rpm

PUB.

A Moteo é o distribuidor dos motores SUZUKI em Portugal:

 

 

 

Fichas Técnicas

Motor
Modelo: DF 150AP | Fabricante: Suzuki | Tipo de motor: 4 Tempos | Cilindrada: 2 867 cm³ | Nº. de cilindros/Configuração: 4 / DOHC / 16 válvulas | Diâmetro x curso: 97 x 97 mm | Potência no veio do hélice: 110 Kw | Regime de rotação (RPM): 5 000 – 6 000 rpm | Sistema de Indução de Combustível: EFI | Sistema de ignição: Transtorizado | Alternador Output: 12 Volt/44 A | Sistema de arranque: Elétrico | Capacidade Dep. Óleo: 8 Litros | Relação de caixa: 2.50:1 | Peso: 223 kg / 228 kg | Importador: Moteo / www.suzukimarine.pt

Barco
Modelo: 828 | Origem: Portugal | Fabricante: Hydrosport | Comprimento: 8,28 m | Boca: 2,95 m | Largura interior: 1,85 m | Ø do flutuador: 0,55 m | Peso: 950 Kg | Lotação: 18 | Motorização: 1 x 150 a 200 Cv / 2 x 150 a 200 Cv | Combustível: 300 L | Preço do conjunto experimentado c/IVA: 79 980,00 Euros | Mais informações: www.hydrosport.pt

 

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta