Monterey Explorer 220 EX: O prazer da velocidade num barco equilibrado

0


[size=xx-small]Linhas elegantes e um navegar suave caracterizam o modelo 220 EX do construtor norte-americano Monterey[/size]

Texto e Fotos Copyright © Lobo do Mar

A zona de proa é ergonómica e bem pesada no sentido de proporcionar conforto ao utilizador


Escada de acesso à água situada à proa


A ligação interior é ampla


O poço é amplo e com uma ergonomia digna de realce. A bombordo e junto ao posto do co-piloto temos uma pequena casa de banho


O posto de pilotagem possui toda a informação necessária numa embarcação com estas características



Espaço e boa organização dos volumes a bordo são uma das principais características deste modelo


Espaço reservado à colocação de uma arca frigorífica

A Barragem da Caniçada, no Gerês, foi o local escolhido para experimentar o modelo Explorer 220 EX do construtor norte-americano Monterey. Trata-se de um modelo interessante e com um grande potencial.

Este construtor tem vindo ao longo dos últimos anos a conquistar uma boa reputação no universo da náutica de recreio. Esta posição tem tudo a ver com a concepção de embarcações muito viradas para o utilizador, com um visual atractivo e uma boa qualidade de fabrico.
Em tempos já havia experimentado um modelo (243) da gama Explorer e, a impressão deixada foi muito positiva.

Na manobra de colocar a embarcação na água com atrelado notámos que no casco e numa zona mais à ré temos uma configuração diferente com diversos cortes que têm por finalidade criar uma turbulência de água que permite ao conjunto uma saída rápida da água e um navegar muito suave.

É na navegação e no lay-out interior que este modelo tem os seus principais trunfos para triunfar num segmento de mercado tão competitivo.

A navegar
A Explorer 220 EX estava equipada com um motor MerCruiser 5.0 MPI com 260 Cv de potência e uma transmissão Bravo 3. Foi a primeira vez que o barco foi para a água e por isso, o motor não tinha qualquer hora de navegação. As primeiras indicações do conjunto foram positivas com o motor a demonstrar uma resposta pronta às solicitações do piloto.

As provas de velocidade foram realizadas com dois adultos a bordo, sem vento e com mar chão.

Começámos por testar o arranque e o conjunto plana em apenas 3,60 segundos. Aumentamos as rotações e o motor responde de uma forma progressiva até que, pelas 4000 rpm, o MerCruiser 5.0 MPI tem um “disparo” excepcional (transmissão Bravo 3 com dupla hélice de contra-rotação) e aí a velocidade sobe até chegar aos 44,8 nós. A sensação que temos é que não vamos em contacto com a água devido à forma do casco e à sua configuração. As mudanças de direcção são realizadas com grande suavidade sendo que, nas rotações mais elevadas os níveis sonoros a bordo são aceitáveis.

Experimentámos uma condução sentada e de pé sendo que o resultado é, em ambas posições, francamente positivo. Os instrumentos possuem uma boa leitura e o posto de pilotagem é ergonomicamente correcto.
Para os ocupantes a vida a bordo com o barco a navegar é confortável e segura devido à qualidade do mobiliário usado, dos diversos pontos de apoio existentes e de um pára-brisas envolvente.

O interior
O lay-out interior do Explorer 220 EX está ao nível das qualidades demonstradas na navegação. Numa análise de vante para a ré temos à proa uma escada em inox para aceso à água implantada num espaço coberto por piso anti-derrapante. O acesso é realizado através de dois degraus ladeados por dois porta copos e um chuveiro. A configuração da zona de estar é composta dois bancos laterais com encosto para os braços sendo que o interior dos bancos é reservado para arrumos. Ao centro temos um suporte para colocação de uma mesa. Todo este espaço pode ficar separado do resto da embarcação através do fecho do pára-brisas e de uma porta comum à consola do posto de pilotagem.

A estibordo temos o posto de pilotagem que prima por ser ergonómico e possuir uma decoração de estilo moderno com o recurso a cores cinzento metalizado. Na consola temos um espaço para arrumos bastante amplo.

A bombordo temos um espaço destinado ao co-piloto com uma consola que possui um porta-luvas e uma prateleira e que encerra, no seu interior, uma pequena e útil casa de banho com WC químico.
Na zona da ré temos um dos aspectos mais interessantes, ao nível de soluções de design, do Explorer 220 EX. No poço um sofá a quase toda a largura da embarcação deixando apenas a estibordo uma passagem de acesso à plataforma de banhos. Por debaixo do banco temos um espaço para a colocação de uma arca frigorífica. Na zona de transição para a plataforma de banhos um solário extensível.

Ficha técnica
Modelo Explorer 220 EX
Origem USA
Construtor Monterey
Comprimento 6,60 m
Boca 2,60 m
Capacidade de combustível 189 L
Capacidade de água 37,9 L
Motor Mercruiser 5.0 MPI
Potência 260 Cv
Potência máx. 320 Cv
Preço base 62 900€
Preço do modelo testado 66 900€

Comercialização Limatla (Tel. 253 616275)

Mais Fotos:



Aspecto da passagem de acesso à plataforma de banhos


A zona de estar à popa é ampla e com a possibilidade de se expandir através de uma sistema hidráulico


O compartimento do motor possui um bom isolamento acústico


Espaço para arrumos junto à plataforma de popa que evita a colocação das pranchas de wakeboard no interior da embarcação

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta