Sea Master 700 Cabin: Um barco para todo o tipo de mar

0

No mar da Nazaré experimentámos mais um barco produto da indústria nacional produzido pela empresa Planus Náutica. O Sea Master 700 Cabin, equipado com um motor Mercury 175, é um modelo de barco marinheiro e com um grande potencial de utilização.

O barco
O Sea Master 700 Cabin é um modelo de barco com motor fora de borda idealizado para a pesca (lúdica e profissional) e para navegar com qualquer condição de mar. Na Nazaré tivemos a oportunidade de o experimentar e sentir, um pouco, do seu potencial.
Estamos perante um barco marinheiro onde robustez se alia ao conforto de navegação. Como já referimos, na sua conceção esteve a ideia de uma utilização na pesca e isso reflete-se no layout do Sea Master 700 Cabin com diversos cofres, uma circulação fácil e segura, um poço espaçoso, uma borda com altura suficiente para proporcionar conforto e segurança para quem está em ação de pesca. A cabina é simples e nela está implantado o posto de pilotagem.

Equipamento série
Ao nível do equipamento de série, o Sea Master 700 Cabin é bem completo. Na lista fornecida pelo construtor temos: Cabina walk around; Banco de cabina retrátil; Instalação elétrica de pesca; Suporte de carros de cabina em inox; Suporte de carros de popa em inox; Varandim de proa a popa; Luzes navegação; Três baterias; Um porão; Paiol de âncora com fecho; Paiol de arrumos com tampa plástica e fecho; WC; Uma bomba de esgoto automática; Rolete de popa; Uma argola de reboque; Depósito de combustível de 110 litros com bocal de enchimento remoto; Poço de motor com opção de 1 ou 2 motores; Tampa de plástico no poço do motor; Um convés auto esgotante e antiderrapante; Autorrádio; Conjunto de colunas de 100 watts; Ficha de isqueiro e ficha USB.

Fácil acesso ao motor.

O motor

O Sea Master 700 Cabin estava equipado com um Mercury 175 pertencente à nova geração de motores do fabricante norte-americano. Trata-se de um V-6 de 3,4 litros.
Inovações que diferenciam o novo motor 3.4L V-6:
Registo de serviço na parte superior da carcaça que facilita a verificação do nível de óleo e o seu enchimento (caso necessário) sem necessidade de tirar o capot, pelo que a manutenção regular fica mais simples e fácil.
Capacidade de gestão da bateria com carga inativa que impede que se gastem as baterias quando se utilizam múltiplos dispositivos eletrónicos Com a maior saída de carga de rede da sua classe: 20 amp a 650 RPM.
Controlo adaptativo da velocidade que mantém as RPM independentemente das mudanças na carga ou das condições, melhorando a experiência de navegação.

A navegar
Estamos perante um conjunto que surpreende pelas suas qualidades de navegação. Grande capacidade de aceleração, boa resposta às solicitações, um navegar confortável e sem vibrações ou outro tipo de ruídos mesmo quando navegamos contra a vaga. No dia em que experimentámos o Sea Master 700 Cabin, o vento soprava com alguma intensidade provocando vaga e, simulámos uma ação de pesca colocando a embarcação numa posição transversal de forma a apanhar com o mar. A estabilidade da embarcação é excelente e quase não sentimos o efeito da onda!
Ao nível da velocidade e, equipado com um Mercury 150 Cv, atingimos os 35 nós sem qualquer dificuldade. O motor tem uma boa capacidade de resposta e é muito silencioso.

Ficha técnica
Modelo: Sea Master 700 Cabin | Origem: Portugal | Construtor: Planus Náutica | Comprimento: 7 m | Boca: 2,63 m | Pontal: 0,87 m | Potência mínima: 150 Cv | Potência máx.: 250 Cv | Lotação: 12 | Capacidade de carga: 3 200 Kg | Comercialização: Planus Náutica / www.planusnautica.pt

Espaço de oficina.

Novo projecto em fase de testes.

A empresa e o estaleiro
A Planus Náutica foi fundada em 2015. Localiza-se no Porto de Abrigo da Nazaré para a assistência e manutenção de embarcações de náutica. A fábrica localiza-se em Valado dos Frades – Nazaré.
A empresa dedica-se à construção de embarcações em fibra de vidro, para recreio, pesca profissional e outros tipos de embarcações por medida e à manutenção e reparação de embarcações de pesca e de recreio e reparação de motores.
Tivemos a oportunidade de visitar a fábrica e o que mais me chamou a atenção foi a boa organização do espaço, o controlo de qualidade e a noção perfeita que os responsáveis têm sobre o mercado e o seu potencial.
Está previsto, para breve, a mudança das instalações para um espaço mais amplo e pensado de raiz para funcionar como um estaleiro de barcos.

Saiba mais sobre a PLANUS NÁUTICA

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta