World Cat 270 EC: Veloz, seguro, confortável e sobretudo a pensar na pesca

0

Texto e Fotos Copyright © Lobo do Mar

O conceito catamarã é um dos mais antigos. Este construtor norte-americano pegou nesse conceito e transportou-o para os seus fish e cabin. No Algarve, experimentámos o modelo 270 Express Cabin.

O World Cat 270 EC é uma embarcação extremamente estável, capaz de carregar bastante peso, com pouco calado e fáceis de navegar. Para o construtor, os grandes benefícios do World Cat em relação a outras embarcações são:
– A maior e melhor estabilidade, pois não pivota em torno da quilha como pode acontecer num nomo-casco;
– A condução de um World Cat pode ser comparada à condução de um carro desportivo em vez de uma moto;
– O Wold Cat adorna muito pouco, não havendo grande necessidade de igual distribuição de pessoas ou carga pelos dois bordos;
– O design do casco e o seu pouco calado permite aceder a locais a que um casco tradicional não teria possibilidade;
– A forma rectangular do barco proporciona uma maior área de deck, havendo assim mais espaço útil de circulação, de arrumação e de carga;


– O deck do World Cat está sempre paralelo à água seja qual for a velocidade, permitindo assim um melhor ângulo de visão, diminuindo o consumo de combustível e aumentando a eficiência;
– Devido ao design do casco não é necessário a colocação de trims ou hydrofoils. A estabilidade e eficiência esta já assegurada na própria construção do casco.

Novas tecnologias
A World Cat desenvolveu diferentes tecnologias para proporcionar o maior conforto possível aos proprietários das suas embarcações: a Vectorflo e a Hydro Ram.
Vectorflo
1- O segredo do sistema Vectorflo® está no formato cónico negativo (côncavo) do casco, canalizando o ar e a água através espaço criado por um design único e original, do fundo deste catamarã.


2 – À medida que o ar e a água atravessam o túnel cónico, é criada uma mistura que ao ser comprimida aumenta a velocidade. A compressão cada vez maior juntamente com a aceleração cria uma zona de sucção que projecta essa mistura e o spray para a retaguarda da poupa.
3 – O aumentar da velocidade e da pressão por baixo do casco, cria uma almofada de água gasosa que funciona como sistema de suspensão que absorve os impactos, torna a navegação mais suave, aumentando a estabilidade e a eficiência. Este facto é especialmente notório com mar agitado.


Hydro Ram
1 – Quando uma onda entra no túnel, esta submerge o Hydro-Ram, fazendo com que a poupa aproveite o ar nela contido.
2 – Esta acção torna a água menos densa, devido à sua “gasificação” tornando a navegação muito mais suave.
3 – A sucção resultante deste sistema, cria um vácuo na câmara do Hydro-Ram evitando o retorno do spray criado pela deslocação.

Os grandes benefícios do World Cat
– A maior e melhor estabilidade, pois não pivota em torno da quilha como pode acontecer num nomo-casco.
– A condução de um World Cat pode ser comparada à condução de um carro desportivo em vez de uma moto.
– Não há zonas de turbulência excessiva na esteira.
– O Wold Cat adorna muito pouco, não havendo grande necessidade de igual distribuição de pessoas ou carga pelos dois bordos.
– O design do casco e o seu pouco calado permite aceder a locais a que um casco tradicional não teria possibilidade.
– O rasto muito largo do World Cat elimina o balanço excessivo.
– A forma rectangular do barco proporciona uma maior área de deck, havendo assim mais espaço útil de circulação, de arrumação e de carga.
– O deck do World Cat está sempre paralelo à água seja qual for a velocidade, permitindo assim um melhor ângulo de visão, diminuindo o consumo de combustível e aumentando a eficiência.
– Devido ao design do casco não é necessário a colocação de trims ou hydrofoils. A estabilidade e eficiência esta já assegurada na própria construção do casco.


A navegar
O conjunto que experimentámos estava equipado com 2 x F225 da Yamaha e corresponde à motorização máxima aconselhada pelo fabricante. O local escolhido para experimentar o barco foram as águas frente a Portimão com um mar com alguma ondulação e vento. Estava curioso por saber qual o comportamento do conjunto com estas condições e nada melhor como começar a navegar contra a vaga. A surpresa foi muito agradável, o Worl Cat 270 EC salta com suavidade e o contacto com a água seguro sem reacções estranhas. A uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 23 a 24 nós praticamente não sentimos o mar. Já a navegação com a onda pela popa requer uma habituação diferente pois as características de um catamarã são substancialmente diferentes das de um monocasco. Quando descemos a onda, por vezes, sentimos o barco guinar para um dos lados e, a primeira reacção, é contrabalançar com a direcção. Neste caso temos que deixar ir um pouco forçando a mesma direcção até o barco endireitar. Penso que com alguma prática acabamos por sentir confiança. A navegar com a vaga lateral ou mesmo parados praticamente não sentimos aquele movimento desagradável e que faz enjoar muita boa gente.


O interior
É realmente um prazer estar a bordo do World Cat 270 EC pois está bem patente em todos os pormenores a sua vocação para a pesca desportiva. Um poço espaçoso e desimpedido, uma borda almofadada por dentro e com um espaço para colocação dos pés, dois viveiros para isco vivo, diversos suportes para canas, iluminação artificial do poço, espaços para arrumos na borda, etc.
Ao nível do posto de pilotagem o banco possui diversas afinações que permite uma condução confortável tanto de pé como sentado. O campo visual é bom o que permite um controlo eficiente de todas as manobras a bordo. O acesso à proa realizasse por ambos os lados da embarcação sendo que as passagens são estreitas mas, com a inclusão do hard-top veio criar diversos pontos de apoio que aumenta a segurança.
O interior é o ponto menos forte deste modelo. A cabine é ampla e está reduzida ao seguinte mobiliário: cama extra-large, wc marítimo com um cortinado e lavatório. A decoração é um pouco à americana, existem diversos espaços para arrumos, suportes de canas laterais e duas vigias e um albói.


Ficha técnica
Modelo 270 EC
Origem USA
Construtor World Cat
Comprimento 8,53 m
Boca 2,62 m
Peso 2 086 kg
Potência máx. 2 x 225 Cv

Preço c/ motores e extras 139 712,65 Euros

Comercialização Angel Pilot (Tel. 282 343 086)


Ficha técnica motor
Modelo F225 B
Fabricante Yamaha
Tipo 4 Tempos
Cilindrada 3 352 cc
Peso 278 kg

Medições
A planar em 2,75 s
Mínimo a planar às 3100 rpm / 14 nós
Até às 5500 rpm em 8,62 s e a 28 nós

3500 rpm / 15 nós
4000 rpm / 24 nós
4500 rpm / 28,7 nós
5000 rpm / 32,4 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta