A 27ª Atlantis Cup já está no mar

0

É uma das regatas mais espetaculares do País e este ano junta 15 veleiros e mais de 60 tripulantes vindos do Continente e de várias ilhas açorianas. A aventura Atlantis Cup 2015 começou ontem (26 de Julho) pelas 13 horas, em Vila do Porto na Ilha de Santa Maria, nos Açores. A primeira etapa (Etapa BMW – Auto Açoreana ), com 57 milhas náuticas, termina com a chegada dos barcos à cidade de Ponta Delgada, em São Miguel.

À hora da largada, em Vila do Porto, o vento soprava com uma intensidade de 10 nós. O primeiro veleiro a rondar a baliza de desmarque foi o Soraya, de Frederico Rodrigues, seguido do 4Xcape, de Luís Quintino. O terceiro a rondar a boia foi o Pagode, de Francisco Ribeiro. Seguiram-se o Rift, ao comando de Carlos Moniz e o Danny Boy, do skipper João Mota Vieira.

Este ano a frota Atlantis Cup está dividida em duas classes: ORC – Offshore Racing Congress e Open (classe não sujeita aos ratings). Também conhecida como Regata da Autonomia, esta travessia oceânica divide-se em três etapas e passa por quatro ilhas açorianas: Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial.

A segunda etapa (Etapa Quinta dos Açores) desta competição tem início marcado para o próximo dia 29 de Julho e liga Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. A última etapa (Etapa Sail Azores), entre Angra e Horta, arranca a 01 de Agosto. A prova termina no Faial, com o habitual jantar de entrega de prémios, no dia 04.

Organizada pelo Clube Naval da Horta, desde 1987, a regata proporciona a quem nela participa uma viagem única e marcante, pois para além da competição em mar, os velejadores têm a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago açoriano e as suas gentes.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta