Setúbal celebra o Dia Mundial do Mar

0


A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Câmara Municipal de Setúbal vão celebrar, pela primeira vez em conjunto, o Dia Mundial do Mar, através de um conjunto de eventos, na última semana de setembro. O programa consta de um Seminário Internacional, da presença simultânea em porto, durante dois dias, de três grandes veleiros nacionais emblemáticos, para visitas de escolas e do público em geral, e de uma exposição de banda desenhada sobre temáticas marítimas e portuárias. Esta iniciativa insere-se no trabalho que estas duas entidades têm vindo a desenvolver em conjunto para a dinamização do Turismo Náutico em Setúbal.

O “I Seminário Internacional sobre Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade” tem por grande tema a “Náutica de Recreio e o Turismo Náutico” e decorrerá no dia 26 de setembro, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal. O programa, dividido em dois painéis e uma mesa redonda, conta com a participação de diversos especialistas e operadores, que discorrerão sobre estratégias de valorização territorial, experiências de promoção de infraestruturas de apoio à náutica de recreio e, ainda, sobre a náutica de recreio e o turismo em Setúbal (programa em anexo).
Nos dias 26 e 27 de setembro, o Porto de Setúbal contará com a presença de três dos mais representativos grandes veleiros nacionais, a “Sagres”, o “Creoula” e a caravela “Vera Cruz”, uma parceria da APSS e CMS com a Aporvela. Durante a estadia serão disponibilizadas visitas a escolas e ao público em geral, no dia 26, das 10h00 às 18h00, à Sagres, Creoula e Vera Cruz, no dia 27, das 10h00 às 12h30, à Sagres, e das 10h00 às 20h00, à Vera Cruz.

No dia 24 de setembro, será aberta ao público, na Casa da Baía, em Setúbal, a exposição de Banda Desenhada “Comics a Puerto: un universo marítimo em viñetas”, uma proposta realizada por Jordi Ojeda e Francecs, no âmbito de um projeto de investigação com o objetivo de estimular o interesse pelo mundo marítimo e portuário entre os cidadãos. A exposição permite ao público tomar contato com o universo marítimo-portuário de uma forma acessível e divertida.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta