Atividades náuticas NEA2 encerram com chave “d`ouro”

0

A INTERCÉLTICA, dando continuidade ao seu objetivo de dinamizar a náutica de recreio como produto de excelência do Espaço Atlântico, organizou uma experiência náutica única e exemplar para jovens em risco social. A “Vela Solidária NEA2+” teve lugar, no passado dia 27 de junho, na Douro Marina, registou a participação de dezenas de jovens e muito êxito.A INTERCÉLTICA – Associação Cultural, Desportiva e Turística e o Pelouro da Educação, Organização e Planeamento da Câmara Municipal do Porto, através do Gabinete da Juventude, realizaram uma iniciativa social destinada a quatro dezenas de jovens de organizações sociais da cidade (Centro António Cândido, Associação de Moradores do Bairro do Lagarteiro e o Centro Comunitário da FAP). Esta jornada marítima e náutica contemplou o conhecimento do programa “Mar Portugal”, sensibilização ambiental e a prática de vela desenvolvida pela empresa BB Douro “We do Sailing”.
“Esta atividade social assume uma grande importância para o Gabinete da Juventude. Através desta parceria, conseguimos proporcionar a jovens, provenientes de contextos sociais desfavorecidos, uma experiência única, que passou por momentos de convívio, descontração, sem descurar da componente pedagógica, como o apelo e a sensibilização das questões relacionadas com o Mar. No fundo, conseguimos, num só dia, reunir o melhor de dois mundos: o Mar e os Jovens”, refere Michele Pinto, chefe da Unidade – Gabinete da Juventude do Pelouro da Educação, Organização e Planeamento da CM Porto. Tendo acrescentado que “foi uma iniciativa muito positiva, quer para as entidades e organizações envolvidas, como pelo feedback dos jovens”.
Assim, atendendo aos objetivos que subjazem a esta iniciativa, bem como a posição geográfica do Porto, considera que seria muito interessante dar continuidade a esta atividade, permitindo apostar na inclusão social de jovens provenientes de contextos sociais mais desfavorecidos, através da prática de desportos náuticos.
Este evento social, apoiado pelo projeto NEA2 “Nautisme Espace Atlantique 2”, reforça o papel da atividade náutica como instrumento eficaz e eficiente no despertar e sensibilizar para as questões relacionadas com o Mar, bem como aproxima, partilha e favorece o crescimento de toda a população, independentemente da idade, condição social, capacidade física ou intelectual, numa perspetiva de aculturação da atividade marítima.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta