Porto de Setúbal e Câmara Municipal organizam Semana do Mar 2018

0

O Porto de Setúbal e a Câmara de Setúbal organizam, de  9 a 14 de outubro, a Semana do Mar 2018. O evento tem a colaboração da Aporvela e da Marinha Portuguesa, bem como de diversos parceiros, entre associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com o porto, a cidade e a Economia do Mar.

A Semana do Mar 2018 dará continuidade à valorização e à promoção da relação da cidade de Setúbal, do rio Sado e do porto, com a população e visitantes. Engloba um leque variado de atividades e eventos que ligam o passado, o presente e o futuro, numa perspetiva de dar a conhecer atividades relacionadas com a Economia Azul, nomeadamente o turismo e as atividades portuárias relacionadas, que contribuem para o desenvolvimento sustentado da região de Setúbal e do país.

Será uma semana com diversas atividades e eventos que incluem: visitas escolares e públicas ao veleiro NRP “Sagres”, ao navio de investigação NI “Mar Portugal” e à caravela “Vera Cruz”; a Conferência “Conhecer o Mar: Investigação e Inovação”, na Casa da Baía; uma visita guiada “Creiro – Economia Marítima no Período Romano”; a simulação de um leilão à voz na Docapesca; Batismos de Mar numa Lancha de fiscalização Rápida; Passeios no Sado em embarcações tradicionais; uma regata de veleiros.

Como novidade, destaca-se a presença do NI “Mar Portugal” um navio de investigação e “survey” para águas profundas, pertencente ao IPMA – Instituto Português do Mar e Atmosfera. Este navio, com 75 metros de comprimento e 15 de largura, tem 16 tripulantes e pode acolher 30 investigadores. Tem operado à escala mundial, desde 2014, e está equipado para a realização de operações de geotecnia marinha, oceanografia, operações com ROV (veículos de operação remota) e levantamentos geofísicos, entre outras atividades investigação científica.

Durante toda a semana, o terrapleno do Cais 2 receberá a já habitual iniciativa “Veleiros ao Luar”, com stands institucionais e street food & music.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta