Esforços internacionais para estudar asteroides: Sinergias entre o OSIRIS-REx da NASA e a missão Hera da ESA

0
  • No passado dia 20 de outubro, a missão OSIRIS-REx da NASA recolheu uma amostra do asteroide Bennu e enviou-a de volta à Terra para estudo.
  • A missão de asteroides da ESA, Hera, com lançamento previsto para 2024, tem fortes sinergias com o OSIRIS-REx.
  • Juntas, estas missões irão expandir o nosso conhecimento sobre asteroides de forma significativa.

Cada vez que uma missão espacial visita um novo asteroide, descobrimos algo novo. Com uma manobra desafiadora, a missão OSIRIS-REx da NASA coletou uma amostra da superfície do asteroide Bennu e enviou-a de volta à Terra, onde os cientistas irão estudá-la para descobrir mais sobre a história do nosso sistema solar.
A ESA está, atualmente, a preparar a the Hera mission, a primeira missão da Agência para a defesa planetária. Hera – que leva o nome da deusa grega do casamento – será, junto com a aeronave Double Asteroid Redirect Test (DART) Teste de Redireccionamento de Asteroide Duplo) da NASA, a primeira sonda da humanidade a encontrar-se com um sistema de asteroides binário, uma classe pouco compreendida que compõe cerca de 15% de todos os asteroides conhecidos.
Hera é a contribuição europeia para uma colaboração internacional de defesa planetária entre cientistas europeus e norte-americanos chamada Asteroid Impact & Deflection Assessment, AIDA. (Avaliação de Impacto e Deflexão de Asteroide). A aeronave DART – com lançamento previsto para julho de 2021 – executará primeiro um impacto cinético no menor dos dois corpos. Hera fará o acompanhamento com uma pesquisa detalhada pós-impacto, de modo a transformar este teste em grande escala numa técnica de deflexão de asteroide bem compreendida e repetível.
A ESA fechou um contrato de 129,4 milhões de euros em setembro que cobre o projeto detalhado, a fabricação e os testes da Hera. O controla da missão Hera será baseado no centro ESOC centre da ESA em Darmstadt, Alemanha, também a casa do novo Space Safety and Security programme, da ESA, do qual Hera faz parte.

Sinergias entre Hera, OSIRIS-Rex e Hayabusa2
Patrick Michel, cientista líder da missão Hera da ESA, co investigador da OSIRIS-REx e diretor de investigação do CNRS no Observatório Côte d’Azur, vê fortes sinergias entre Hera, OSIRIS-Rex e também a missão Hayabusa2 da JAXA. “Enquanto a ORISIS-REx se está a preparar para a sua operação mais desafiadora, que é a amostragem ‘Touch And Go’ (TAG) do asteroide Bennu, Hayabusa2 realizou, com sucesso, as suas duas amostragens do asteroide Ryugu e retorná-las-á à Terra a 6 de dezembro de 2020. Ambas as missões estão a investigar asteroides da denominada classe de asteroides ‘spinning top’. Ambos, Bennu e Ryugu, são corpos giratórios com uma protuberância equatorial pronunciada, teorizados como tendo sido formados por um evento de ‘spin-up’ no passado e por meio da interrupção do corpo principal e subsequente reacumulação.”
Ambos os corpos são asteroides únicos. Não têm um satélite natural, o que é o caso de 15% dos pequenos asteroides. Patrick Michel acrescenta: “O próximo passo lógico na exploração de asteroides é, portanto, a investigação de um sistema binário de asteroides como Didymos, o alvo da Hera. Como frequentemente encontrado por observações de radar de primários de tais sistemas, o primário de Didymos é também um pião.”
Além disso, o estudo de Didymos pela missão Hera adicionará uma nova dimensão ao estudo dos asteroides. A aeronave irá, pela primeira vez, sondar o interior de um asteroide através da utilização de radar.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta