Novo transponder ICOM MA-510TR de AIS de Classe B com display TFT a cores

0

O MA-510TR é um novo transponder de AIS compacto e à prova de água que irá notificar de forma ativa outras embarcações da sua posição assim como apresentar em tempo real a informação de tráfego das embarcações. Tudo isto numa única unidade que combina um transponder e display num design compacto e inteligente, apresentando um ecrã a cores atraente e com amplo ângulo de visibilidade e de leitura fácil, mesmo debaixo de luz solar direta. Este avançado transponder de AIS possui todo um conjunto de funções importantes de gestão de risco de colisão e função de navegação que conduz o operador ao seu destino.

O MA-510TR é muito simples de usar e visualizar. Informação em tempo real é apresentada no ecrã TFT a cores, de 4.3” de alta resolução. O ecrã apresenta de forma clara a sua posição e de outras embarcações e informações sobre elas.. Teclas grandes e retro iluminadas tornam esta unidade simples de manusear, mesmo em condições atmosféricas adversas.
O transponder de AIS Classe B MA-510TR possui várias funções de gestão de risco de colisão. Identifica uma lista de alvos (na área local), lista de perigos (alvos potencialmente perigosos) e o qual o CPA (Ponto Mais Próximo de Aproximação) e TCPA (Tempo Para Ponto Mais Próximo de Aproximação). O ecrã da lista de “Amigos” apresenta os alvos de AIS detetados, que tenham sido definidos como amigos. Uma útil função MOB marca automaticamente um waypoint quando o botão MOB é pressionado, no caso de acontecer o pior e alguém caia borda fora. Um alarme de colisão e conexão externa de alarme a um equipamento áudio externo opcional oferecem aos navegadores um alerta extra de um potencial impacto.
Para além de transmitir e receber dados de AIS, o MA-510TR pode ser utilizado para navegar uma rota específica. Pode definir um máximo de 100 locais favoritos ou pontos de interesse. A função de Navegação é iniciada ao simplesmente selecionar um waypoint ou um alvo de AIS no display.
Ao ser integrado com alguns rádios ICOM, o MA-510TR permite-lhe transmitir chamadas DSC individuais a uma embarcação selecionada, de forma instantânea e sem a necessidade de inserir manualmente o seu número MMSI. Pode registar até 100 MMSI´s de embarcações de amigos que irão aparecer em cor amarela no ecrã.
A dimensão compacta do MA-510TR permite que seja instalado num local conveniente junto à mesa de cartas, na casa do leme, no flybridge ou pedestal de navegação no cockpit; e tornar-se numa adição inestimável de segurança a pequenas embarcações, barcos de serviço ou de recreio. A saída de dados AIS do MA-510TR utiliza formatos NMEA2000 e NMEA0183 para uma conectividade fácil com a maioria dos radares, chartplotters e sistemas de navegação.
O MA-510TR é fornecido com um Recetor de GPS.
Mais informações sobre este novo produto da Icom em www.nautiradar.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta