A nova fábrica de hélices Yamaha Marine nos EUA atinge capacidade máxima de produção

0

A nova fábrica de hélices Yamaha Marine (YPPI) em Greenfield, Indiana, atingiu a capacidade de produção máxima este verão. A fábrica de moldagem e a fundição avançadas utilizam robótica de nova geração para reduzir significativamente os tempos de entrega e aumentar a produção em mais de 67%. Isto permite à YPPI entregar mais de 100.000 hélices aos clientes anualmente.

A Yamaha adquiriu a Precision Propellers, Inc. em 2008. O grupo é o único fabricante de hélices de aço inoxidável para motores fora de borda da Yamaha nos EUA. A fábrica da YPPI em Greenfield aloja toda a operação de moldagem de hélices, enquanto as instalações da YPPI em Ritter, Indiana, servem de fábrica de pós-moldagem e acabamento. A YPPI é uma das duas únicas fundições de hélices marítimas nos EUA e uma das fundições com maior investimento em aço inoxidável do mundo.
As hélices fazem parte dos sistemas integrados de que as embarcações precisam atualmente e a nova fábrica dá-nos a oportunidade de aproveitar tecnologias de fabrico mais eficientes que aumentam a qualidade enquanto diminuem os custos de fabrico.“disse Batuhan Ak, Gestor de Fábrica da YPPI em Greenfield.
Sendo uma fundição cativa (detida pela empresa que fabrica o produto), a YPPI está numa posição ímpar para satisfazer rapidamente a procura no mercado. Enquanto outros fabricantes que dependem de fontes externas sofrem atualmente com prazos de entrega que duplicaram ou triplicaram, o investimento da YPPI na fábrica de Greenfield ajudou a empresa a satisfazer a procura de forma mais atempada.
A Yamaha construiu a fábrica de Greenfield já a pensar em capacidade adicional – não só para satisfazer a procura de hoje, mas também a de amanhã“, disse Ak. “Enquanto clientes importantes de muitos fornecedores de produtos fabricados nos EUA, temos estado na primeira linha de receção das matérias primas de que precisamos para manter o ritmo.
Para alcançar maiores níveis de eficiência e aumento da produção, a equipa da YPPI trouxe vários novos avanços ao nível dos equipamentos, incluindo um sistema de vazamento inovador e níveis mais elevados de automatização com uso eficiente do espaço, ou seja, processamento robótico. A robótica criou a necessidade de novas funções técnicas para assistir o equipamento e a tecnologia.

Muitos concluem logo que a introdução da robótica no processo de fabrico elimina postos de trabalho, mas aconteceu o oposto com a nossa expansão“, disse Ak. “Não só mantivemos todos os nossos colaboradores, como adicionámos novas vagas para técnicos altamente qualificados – e desenvolvemos e formámos estes profissionais a partir da nossa equipa interna. O nosso número total de efetivos na nova fábrica aumentou em vez de diminuir, com a introdução de novas eficiências. Os nossos colaboradores têm agora salários superiores e a nossa empresa consegue mais eficiência e mais produção – é uma dupla vitória“.
Os colaboradores da YPPI têm a vantagem da formação no trabalho de fundição e do desenvolvimento de competências especializadas que lhes permitem uma transferência direta para outras indústrias. O fabricante oferece também benefícios excelentes e salários competitivos que começam bem acima do salário mínimo, dando aos colaboradores opções de estilo de vida confortáveis para o custo de vida de Greenfield.
A componente mais forte e valiosa de uma carreira na YPPI é a nossa cultura“, prosseguiu Ak. “Não somos um fabricante tradicional. Cuidamos dos nossos colaboradores. Somos a Yamaha com um sentimento de responsabilidade parental. Investimos nas nossas pessoas para que tenham oportunidades para se desenvolverem e aprenderem enquanto trabalham“.
O grupo iniciou as obras no edifício de 5100 metros quadrados, em dois hectares de um espaço com 11, em julho de 2019. A Yamaha planeia expandir ainda mais o campus da YPPI no futuro.
A nova fundição é a primeira fase de um desenvolvimento multifaseado em Greenfield”, disse Ak. “Cada fase contribuirá ainda mais para o objetivo da Yamaha Marine Business Unit que consiste em tornar-se líder em integrações de sistemas e componentes de embarcações que tornam as experiências marítimas dos clientes ainda mais fáceis e gratificantes.

Hélices da YPPI: o fabrico de excelência proporciona uma performance excecional na água
Sabia que os processos e as principais variáveis do fabrico de hélices da YPPI são semelhantes aos da indústria aeroespacial? A funcionalidade adequada das pás da turbina de um motor a jato é fundamental para a segurança do piloto e da tripulação. As equipas da YPPI precisam do mesmo nível de precisão e controlo da geometria das pás no fabrico de hélices marítimas.
Enquanto outros fabricantes usam um processo padronizado para produzir hélices, as hélices da YPPI são 100% adaptadas à especificação de desenho original de cada modelo para garantirem sempre uma performance de topo na água.
Aumentar o nível de automatização através de nova robótica na fábrica de Greenfield ajuda a diminuir a probabilidade de variabilidade no processo de fundição, aumentando inerentemente a qualidade do produto e da hélice.
Os membros da equipa da YPPI desempenham o papel mais importante para conseguirmos fornecer as melhores hélices do mercado. A Yamaha construiu a fábrica de Greenfield de raiz para garantir que a fundição preserva a força de trabalho existente da YPPI ao mesmo tempo que melhora as capacidades da equipa que já dominava o ofício. O resultado global é a produção de hélices de alta qualidade que proporcionam sempre uma performance de topo.

A equipa da Yamaha trabalha em harmonia para garantir que a YPPI de Greenfield tem o melhor equipamento de fundição do mundo
Muitos dos equipamentos de fundição encontrados nas novas instalações da YPPI de Greenfield vieram da VA Technology e da LBCC, duas importantes empresas de Sheffield, Inglaterra, a capital da fundição do mundo. Com a pandemia da COVID-19, a equipa da YPPI passou por paragens e atrasos durante a fase final de implantação do equipamento da nova fundição. Apercebendo-se de que não podiam abrir as portas em Greenfield a tempo sem levarem estes fornecedores aos EUA para instalarem o novo equipamento, a equipa global da Yamaha dos EUA interveio para ajudar.
John O’Keefe, da equipa de Relações Governamentais da Yamaha Marine, trabalhou com as autoridades federais para ajudar a garantir os vistos de trabalho e permitir que as equipas da VA Technology e da LBCC se poderiam deslocar aos EUA para instalar o novo equipamento de fundição“, disse Batuhan Ak, Gestor de Fábrica da YPPI de Greenfield. “Os seus grandes esforços mantiveram-nos no caminho certo para abrir em julho e enfatizou a abordagem “One Yamaha” aos negócios. A equipa global da Yamaha tem uma verdadeira mentalidade de trabalho em conjunto/concretização. Somos uma empresa global com vastos recursos e muitas pessoas dispostas a ir mais além para ajudar – mesmo quando a tarefa está fora das suas funções profissionais diárias.
Na minha opinião, esta abordagem ao trabalho em equipa é um dos maiores valores de uma parceria com a Yamaha e a YPPI. Os concessionários e construtores que trabalham com a Yamaha sentem todas as vantagens de trabalhar com uma grande empresa global, ao mesmo tempo que colhem os benefícios de uma abordagem de “mãos ao trabalho e responsabilidade parental” às relações comerciais. Dito de forma simples, a Yamaha cultiva uma cultura de grande colaboração em nome da entrega de produtos premium.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta