FPT Industrial apoia o Instituto de Pesquisa Tethys, líder na proteção de baleias e golfinhos mediterrâneos e seu ambiente marinho

0

No Dia Internacional da Diversidade Biológica, a FPT Industrial, marca do Iveco Group dedicada ao projeto, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental e líder global no setor, está desempenhando um papel fundamental na proteção dos ecossistemas marinhos, assumindo o delicado desafio de proteger a biodiversidade do Mar Mediterrâneo.

A marca apoiou as atividades do Tethys Research Institute, organização sem fins lucrativos que trabalha na conservação do ambiente marinho, dentro do Santuário de Pelagos, uma área protegida de cerca de 90.000 km2 dividida entre a Itália e a França, nas águas dos mares da Ligúria e Tirreno.
Dentro do Santuário de Pelagos, criado em 1999 por uma proposta do próprio Instituto Tethys, o Instituto realizou pesquisas que resultaram no maior conjunto de dados e na mais longa série histórica de dados científicos sobre cetáceos em toda a região do Mediterrâneo.

Esse patrimônio inestimável contribuiu significativamente para a compreensão das tendências populacionais ao longo do tempo e, portanto, para apoiar as estratégias internacionais de proteção de baleias e golfinhos no Mediterrâneo.

Os resultados da pesquisa ajudarão, de fato, a desenvolver melhor as intervenções direcionadas para proteger as populações das oito espécies de baleias e golfinhos no Santuário de Pelagos, cinco das quais estão ameaçadas de extinção. Entre elas, a das baleias cachalotes é a mais frágil e escassa: a população do Mediterrâneo está em declínio, com apenas algumas dezenas estimadas na parte oeste do santuário. O trabalho do Tethys fez uma contribuição fundamental para o estudo desses animais, que estão entre os mais fascinantes e misteriosos do planeta.

A baleia cachalote não tem predadores, sua única ameaça é causada pelo homem: As mudanças climáticas, a poluição sonora e química, as capturas acidentais e as mudanças climáticas estão entre as maiores ameaças ao delicado equilíbrio dessa espécie, bem como a outros visitantes do Santuário de Pelagos. É por isso que, após 40 anos de atividade, a missão do Tethys tem se tornado cada vez mais urgente. Ciente das responsabilidades impostas por estar entre os líderes globais de seu setor, a FPT Industrial decidiu assumir um papel de liderança nesse desafio, acrescentando mais uma peça ao seu compromisso compartilhado com o Iveco Group em questões de sustentabilidade, parte integrante de uma estratégia de desenvolvimento baseada em pesquisa científica, inovação tecnológica e gerenciamento eficaz de todos os princípios sociais e éticos inerentes à empresa e às comunidades locais.

Assim, a FPT Industrial forneceu dois motores N67, instalados no navio batizado com o nome do santuário, Pelagos. Um veleiro a motor de 21 metros, que começou como um iate particular e agora é o centro operacional e o coração pulsante das atividades de monitoramento do Tethys, realizadas regularmente todo verão. O fornecimento de uma nova potência de propulsão a esse barco deu à equipe do Tethys uma nova vida e novas possibilidades.

Em particular, a durabilidade dos motores N67 é essencial para atividades contínuas e intensivas, como as necessárias para o monitoramento ininterrupto, assim como sua confiabilidade, que permite a manutenção simplificada com intervalos de troca de óleo e filtro de até 600 horas para minimizar o tempo de inatividade e os custos. O último recurso ideal para essa aplicação é o motor silencioso, comum a todos os motores marítimos da FPT Industrial. Além disso, a gama de soluções conectadas do Serviço de Atendimento ao Cliente Industrial da FPT Industrial permite uma assistência proativa, garantindo o desempenho e o tempo de atividade do motor.

No ano que marca o 25º aniversário de seu lançamento no mercado, durante o qual mais de dois milhões de unidades foram vendidas, os motores da série NEF são uma das maiores expressões do patrimônio da FPT Industrial, que está no setor marítimo há mais de sessenta anos. Os motores NEF agora compõem a mais ampla oferta da marca para aplicações marítimas profissionais e de lazer, disponíveis em quatro cilindradas diferentes, nas versões mecânica e eletrônica. Graças a uma abordagem personalizada, as linhas da fábrica Industrial & Marine em Turim dedicadas à marinização de motores atendem a todas as necessidades de personalização dos clientes em todo o mundo, tanto no setor comercial quanto no de lazer, garantindo a conformidade com os padrões internacionais de emissão e a homologação de acordo com os requisitos de classificação.

Egle Panzella, gerente de Brand Equity e Responsabilidade Social Corporativa da FPT Industrial, comentou: “Com o Tethys, encontramos imediatamente uma forte conexão, compartilhando suas metas e abordagem para questões de sustentabilidade. Em particular, o Santuário de Pelagos é uma realidade única, que deve ser protegida e promovida. Queríamos contribuir com a causa da maneira mais tangível possível: É por isso que pensamos imediatamente em fornecer dois motores da série NEF para garantir a confiabilidade e o desempenho das operações do Tethys.

Caterina Lanfredi, membro do Conselho do Instituto Tethys e vice-diretora do projeto Tethys Cetacean Sanctuary Research (CSR) no Santuário de Pelagos, disse: “Desde o início, notamos o grande interesse da FPT Industrial em questões de sustentabilidade e conservação da biodiversidade. Seu apoio ao nosso projeto e a confiabilidade de seus motores N67 nos permitem continuar nossas atividades de monitoramento no Santuário com o objetivo de aumentar o conhecimento, conscientizar o público e contribuir para a conservação de baleias e golfinhos e seu habitat.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta