O 65.º Salão Náutico Internacional de Genova apresentado em Osaka

0

No dia 30 de junho, durante a Expo 2025 Osaka, a Associação Italiana da Indústria Náutica apresentará uma antevisão do 65.º Salão Náutico Internacional de Genova, o maior evento do Mediterrâneo e o terceiro maior salão náutico do mundo.

A apresentação no Japão representa um passo importante, não só como símbolo da estratégia de internacionalização do setor, mas também num sentido operacional, com o objetivo de consolidar o papel do Salão Náutico Internacional de Genova como plataforma de referência mundial para promover e apoiar a produção Made in Italy, conectando empresas, inovações, mercados e cultura industrial. O evento faz parte da Semana da Ligúria, que decorre no Pavilhão Italiano, uma oportunidade para afirmar a liderança global de Itália no setor náutico e valorizar a sua cadeia de fornecimento.

A indústria náutica: Excelência estratégica Made In Italy
Em 2023, o setor registou um volume de negócios global recorde de 8,33 mil milhões de euros (+13,6% face a 2022), com exportações a ultrapassarem os 4,3 mil milhões de euros, atingindo um máximo histórico. A Itália é líder mundial na produção de superiates (>24m), com mais de 50% das encomendas globais Made in Italy, sendo igualmente líder mundial na produção de embarcações pneumáticas, componentes e motores.

Com uma taxa de exportação de 90% e mais de 200.000 postos de trabalho, a indústria náutica italiana representa uma cadeia de valor com elevado efeito multiplicador económico, um património industrial que alimenta a inovação, o emprego e o valor acrescentado nos territórios.

O Salão Náutico Internacional de Genova: Um centro global de negócios e inovação
Organizado pela Associação Italiana da Indústria Náutica – Confindustria Nautica, o Salão Náutico Internacional de Genova é, há 65 anos, o ponto de referência mundial para todo o setor. Único certame italiano pertencente ao circuito IFBSO, é o segundo evento nacional com maior impacto económico em Itália, logo após o Salone del Mobile de Milão.

Todos os anos, segundo uma análise da Nielsen, o Salão Náutico Internacional de Genova gera entre 65 e 70 milhões de euros em apenas alguns dias, atraindo operadores do setor e imprensa de mais de 30 países e 5 continentes. O Salão de Genova é uma verdadeira ferramenta de política industrial, mais do que uma simples montra, pois estimula o investimento, impulsiona a sustentabilidade e promove um diálogo permanente entre empresas e instituições.

Com a sua apresentação na Expo Osaka, o Salão Náutico Internacional de Genova, organizado pela Associação Italiana da Indústria Náutica, continua a desempenhar o papel de embaixador da marca Made in Italy em todo o mundo e do valor industrial do setor náutico“, comenta Alessandro Gianneschi, Vice-Presidente da Associação responsável pela promoção da produção Made in Italy, que representará a entidade no Japão. “Ao longo de 65 edições, o Salão Náutico de Genova tem promovido e apoiado a indústria náutica, graças à sua natureza específica enquanto evento de cadeia de valor, idealizado e organizado pela Associação Italiana da Indústria Náutica – uma associação de empresas para empresas – e tem fomentado uma tendência excecionalmente positiva nas últimas duas décadas, acompanhando o percurso de crescimento e excelência das empresas do setor“.

De 18 a 23 de setembro de 2025, o Salão Náutico de Genova terá lugar no novo espaço Levante Waterfront, concebido pelo arquiteto de renome mundial Renzo Piano, que contará com a área marítima e a arena desportiva coberta totalmente concluídas. Um local verdadeiramente único no mundo em termos de conceito, o novo waterfront e recinto do Salão de Genova representam a primeira infraestrutura expositiva desenhada especificamente para o setor náutico, equipada para acolher um evento industrial de classe mundial como o Salão Náutico Internacional de Genova.

O evento italiano assume um formato transversal, capaz de envolver tanto profissionais do setor como entusiastas da náutica, com 5 áreas de produto interligadas (Iates & Superiates, Mundo da Vela, Descoberta Náutica, Comércio Tecnológico, Viver o Mar) em 20.000 m², dos quais 85% ao ar livre, permitindo provas de mar e uma visita fluida para os visitantes.

A 65.ª edição do Salão Náutico Internacional de Genova, que em 2024 obteve a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, voltará a acolher o 4.º Fórum Mundial de Sustentabilidade na Náutica e o Prémio de Inovação em Design, um reconhecimento que, na sua 6.ª edição, destaca a criatividade e a excelência tecnológica dos novos produtos apresentados no evento.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta