Investimento de quase meio milhão de euros vai ajudar a dinamizar o turismo náutico e de lazer da região, numa zona que tem potencialidades únicas para os desportos de água
Tem inauguração marcada para 5 de julho, pelas 17h00, o novo Centro Náutico de Macedo de Cavaleiros, no Azibo. Uma importante infraestrutura que vai reforçar a atratividade da albufeira como um palco privilegiado para os amantes – residentes e turistas – dos desportos náuticos, como a vela, o remo, a canoagem, o windsurf e até mesmo para servir atletas de alta competição.
A requalificação do edifício que agora alberga a nova estrutura representa um investimento de 472 mil euros, a maior parte suportada por fundos europeus e cerca de setenta mil euros provenientes do orçamento municipal.
“Esta é uma obra importante para reforçar o posicionamento do Azibo como destino de excelência para o turismo náutico. Além da renovação, as instalações que existiam foram ampliadas para contemplar novas valências, de que fazem parte um espaço de armazenamento de equipamentos náuticos e também um auditório. O espaço poderá inclusive ser aproveitado para estágios das seleções nacionais, dado que está dotado de todas as condições”, precisou Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Localizada numa área de clima temperado e de águas calmas, a infraestrutura, recorde-se, foi a primeira a ser certificada no nordeste transmontano (pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, que é a entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal), fazendo parte, desde outubro de 2021, da Rede de Estações Náuticas nacionais. Depois dela seguiu-se-lhe, em 2024, a Estação Náutica Polinucleada dos Lagos do Sabor 2024, que recebeu recentemente a primeira descida em caiaque, que contou com a participação de cerca de 200 embarcações.
“Iremos desenvolver programas educativos e formativos que permitirão, durante todo ano, ter alunos e praticantes neste novo espaço. E as ações a empreender irão fazer parte de um planeamento anual, em coordenação com as federações das várias modalidades e com a agenda das nossas seleções”, adiantou Benjamim Rodrigues.
“Trata-se de uma boa notícia para dinâmica socioeconómica do concelho, sobretudo ao nível do turismo (hotelaria e restauração), uma vez que é esperado que a renovada infraestrutura potencie uma subida no número de visitantes, inclusive em época baixa”, lembra o autarca.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, é uma das individualidades institucionais que marcará presença na inauguração. Durante todo o dia estão previstas atividades na Albufeira do Azibo. Pelas 10h00 da manhã existirá um momento de canoagem adaptada e, da parte da tarde, batismos de vela, canoagem, remo e SUP – Stand Up Paddle.