A divisão de refit da Cantieri di Pisa concluiu, antes do prazo previsto, dois dos muitos projectos atualmente em curso no estaleiro. Trata-se de um majestoso iate a motor Feadship de 41 metros e de um veleiro de 43 metros da Perini Navi, ambos entregues aos respetivos proprietários nos últimos dias.
Com estas duas embarcações, sobe para 30 o número de unidades entregues em 2025, totalizando mais de 1.500 metros de comprimento. Outros 10 iates, de diferentes tipos, tamanhos e marcas, serão em breve restituídos aos seus donos. Estes números confirmam a capacidade e o know-how do estaleiro, que ocupa uma área de 24.000 metros quadrados e emprega diretamente cerca de trinta colaboradores, com uma cadeia de fornecimento que envolve aproximadamente 300 profissionais.
A Cantieri di Pisa anunciou a conclusão dos trabalhos de refit em dois megaiates, finalizados antes do prazo acordado. As duas unidades recentemente entregues são um veleiro em aço de 43 metros, projectado e construído pela Perini Navi em 2000, e um iate a motor de 41 metros construído na Holanda pela Feadship em 1981.
O superiate da Perini, gerido pela agência Simonazzi Yachts, com sede no Mónaco, representou um desafio significativo para o estaleiro devido às suas dimensões e características. Após o desmastreamento, necessário para permitir a entrada no Canal dei Navicelli, realizaram-se intervenções complexas, incluindo a repintura completa da estrutura e dos mastros. A renovação de classe marcou a conclusão dos trabalhos, e a embarcação já foi devolvida ao proprietário, pronta para navegar no Mediterrâneo.
No caso do Feadship de 41 metros, os trabalhos incidiram sobre a reparação do casco metálico e diversas intervenções nos sistemas a bordo, com destaque para a substituição dos estabilizadores, que passaram a ser operados eletricamente. O refit deste iate, intermediado pela empresa Vannucci Group Agenzie Marittime, sediada em Viareggio, conferiu-lhe um visual renovado, pronto para a temporada de cruzeiros no Mediterrâneo, estando também disponível para charter. Com acordo do proprietário, o refit foi dividido em duas fases — uma técnica e outra estética — e os trabalhos foram concluídos com a renovação de classe.
Estas duas mais recentes entregas vêm reforçar o sucesso da divisão de refit do estaleiro, que, na última temporada, concluiu intervenções em mais de 30 embarcações de diferentes estaleiros e dimensões, com proprietários espalhados por todo o mundo. Estão previstas mais 10 entregas nas próximas semanas, o que elevará o comprimento total das embarcações entregues este ano a uma milha náutica.