A Yanmar Marine International apresentou o seu inovador sistema de Redução Catalítica Selectiva (SCR), concebido para reduzir significativamente as emissões de NOx de embarcações comerciais com motores superiores a 130 kW em Áreas de Controlo de Emissões (ECAs). Este lançamento reforça o compromisso da Yanmar com o desenvolvimento de tecnologias de propulsão sustentáveis e amigas do ambiente.
O sistema SCR da Yanmar cumpre as normas de emissões Tier III da Organização Marítima Internacional (IMO), que se aplicam a motores diesel marítimos a operar em ECAs, proporcionando uma redução de NOx entre 60% e 90%, dependendo das condições de carga e da temperatura.
O sistema pode também ser instalado em embarcações de recreio de maior dimensão (com mais de 24 metros), para quem procura uma opção mais sustentável, como é o caso de um veleiro da classe J recentemente equipado com o sistema SCR da Yanmar. Este sistema não se destina a utilização nos EUA.
O avançado sistema de controlo de emissões, combinado com a tecnologia de rail comum exclusiva utilizada nos motores de combustão da Yanmar, utiliza diversos sensores para medir com precisão a temperatura e os níveis de NOx antes de entrarem no catalisador. Uma ECU calcula o volume correto de Fluido de Escape Diesel (DEF), também conhecido como AdBlue, que deve ser injetado. Este reage com o NOx, reduzindo as emissões para níveis praticamente nulos. O sistema é compatível com os motores da série 6LY da Yanmar, entre 400 e 440HP.
Uma das principais características do sistema SCR da Yanmar é o seu tamanho e peso, sendo significativamente mais compacto do que outros sistemas SCR disponíveis no mercado, pesando apenas 86 kg. Isto torna a sua instalação posterior muito mais fácil.
Bas Eerden, Gestor Global de Vendas da Yanmar Marine International, afirmou “O que criámos com este sistema SCR é uma forma mais fácil e simples de reduzir significativamente as emissões de NOx. As aplicações do sistema vão além do simples cumprimento da regulamentação, ao utilizar a mais recente tecnologia para alcançar uma redução muito significativa das emissões, que é o objetivo de todas as nossas soluções. Isto está em linha com a iniciativa Yanmar Green Challenge, que visa reduzir as emissões a nível global.”
Para regiões mais frias com Áreas de Controlo de Emissões, como os países nórdicos e bálticos, a Yanmar oferece um kit de aquecimento opcional para manter o Fluido de Escape Diesel (DEF) a uma temperatura adequada, evitando a cristalização que ocorre a -13 °C.
