O navio Praia, originalmente, Praia dos Moinhos, construído nos estaleiros de Pedrouços em 1927 por Pedro Ramos entrou, no passadodia 10 de Julho de 2025 em àguas portuguesas, cerca de quarenta anos depois de as ter deixado, temp o que passou a navegar as costas mediterrâneas dos Pirinéus Orientais franceses na mão de diversos proprietários e com uma riquíssima história para contar.
Ao largo de Vila Real de Santo António e rumando contra a nortada que se põe, o motor Baudoin de seis cilindros e 160 cavalos, carrega avante as 62 toneladas de casco de madeira, uma vela grande aurica, um foque recolhidos, tendo apenas uma trinqueta içada para dar estabilidade em direção a Olhão.
Após seis dias ininterruptos entre Canet en Roussillon e Bedalmádena onde parou 3 para reabastecimentos e troca de tripulação e após 3 meses de preparação para a viagem até Lisboa, o Praia volta a envergar um pavilhão Português.
Pela mão de um grupo de investidores, este navio foi comprado e irá ser restaurado nos estaleiros do Mestre Jaime Costa em Sarilhos Pequenos e tem como objectivo servir o turismo do rio Tejo e costa atlântica dos arredores da capital.
Um projecto que se pretende com fortes componentes sociais, culturais e gastronómicas, com grande respeito pela natureza e marinharia clássica.