Humphreys Yacht Design revela imagens do seu megaiate de 50 m

0

A Humphreys Yacht Design (HYD) partilhou, pela primeira vez, as representações exteriores deste iate de exploração de 50 metros.

A construção da embarcação aproxima-se da sua fase final nos estaleiros da JFA Yachts, em França, estando o lançamento previsto para o final deste ano. O casco e a parte inferior da superestrutura são em alumínio, enquanto a secção superior da superestrutura é construída em compósito, de forma a reduzir o peso e a baixar o centro de gravidade.

A HYD desenvolveu o design deste iate de grande autonomia em estreita colaboração com o cliente e com a equipa de representação do proprietário, a A2B Marine Projects. O objectivo era criar um iate de exploração para uso familiar e cruzeiros à escala global, com eficiência, conforto e segurança excepcionais. O iate foi concebido para longos períodos de autonomia e operação em regiões remotas do planeta.

A HYD é responsável tanto pela arquitectura naval como pelo design exterior, enquanto o interior ficará a cargo do estúdio m2atelier. “O lançamento deste iate a motor de 50 metros marcará um novo marco para a JFA Yachts. Este projecto ambicioso e tecnicamente complexo representa a nossa especialização na construção em alumínio combinada com materiais compósitos. Estamos orgulhosos por colaborar com a Humphreys Yacht Design na concretização de uma embarcação tão excepcional.” — Frédéric Jaouen, CEO da JFA Yachts

O iate apresenta um casco de deslocamento rápido altamente optimizado, deslocamento leve, propulsão híbrida, estabilizadores de aletas combinados com um grande giroscópio, e capacidade para transportar tenders de grande dimensão e múltiplos brinquedos náuticos. Está equipado com um tender de 9,25 metros, que será lançado através de um guindaste em C dedicado, garantindo facilidade e rapidez de operação mesmo em mar agitado. Um segundo guindaste no convés oferece capacidades adicionais de elevação multifuncional, com alcance sobre o convés de popa, plataforma de banho, casa das máquinas e compartimento técnico. Um terceiro guindaste, oculto no convés da proa, serve para lançamento e recolha da embarcação de salvamento e jet skis.

Adoptámos uma abordagem altamente integrada ao design, procurando conciliar todos os requisitos técnicos, funcionais e específicos do cliente com um esforço rigoroso de arquitectura naval para assegurar as suas capacidades operacionais. Realizámos intensiva simulação CFD, validada posteriormente por um dos programas de testes em modelo mais completos que já executámos.” — Tom Humphreys, Co-Director da HYD

O design exterior privilegia painéis de vidro amplos e conveses em piso único, facilitando vistas panorâmicas a 360 graus — essenciais para garantir uma ligação contínua com o ambiente que rodeia o iate.

A suíte do proprietário situa-se no convés superior e inclui uma sala de estar privada, zona de escritório, espaço exterior com lounge e Jacuzzi. Existem quatro cabines de hóspedes no convés inferior, permitindo acomodar até 10 pessoas, além de alojamento para uma tripulação de igual número.

A separação funcional entre zonas de serviço e áreas sociais dos convidados foi um elemento-chave do projecto. Isso levou à inclusão de uma passagem central no convés técnico, permitindo acesso directo e discreto da tripulação à casa das máquinas a partir da zona de tripulação à proa — uma solução invulgar e tecnicamente exigente para um iate leve de 50 metros.

A cozinha, salão principal e sala de jantar encontram-se no convés principal, onde há também um lounge exterior com bar, barbecue integrado, espreguiçadeiras e uma casa de banho de apoio.

Foi fundamental que o desempenho marítimo deste iate implicasse um impacto ambiental reduzido em comparação com iates motorizados típicos da mesma dimensão e porte. Esse objectivo foi alcançado através da optimização da forma do casco e da implementação de um sistema de propulsão híbrida paralela, com duas linhas de veios alimentadas por motores diesel MTU 12V 2000 M72, acoplados a caixas ZF PTI/PTO e motores eléctricos Danfoss de 290 kW. O iate estará equipado com um extenso conjunto de painéis solares e um sistema de baterias de alta capacidade, permitindo operação silenciosa e sem emissões durante longos períodos, tanto fundeado como em porto, ou em navegação lenta.

A velocidade máxima será de 20 nós em modo híbrido potenciado, com velocidades de cruzeiro habituais entre os 12 e os 16 nós. À velocidade económica de 12 nós, a autonomia ultrapassará as 5.000 milhas náuticas.

Este foi um desafio de design absorvente e extremamente estimulante para toda a equipa da HYD. Posicionado no limite das 500 GT, o projecto deu primazia à eficiência, conforto, segurança e manobrabilidade em todos os aspectos do processo de design.” — Rob Humphreys, fundador da HYD

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta