Cantieri di Pisa no Cannes Yachting Festival 2025

0

Este será o segundo Cannes Yachting Festival para os novos proprietários da Cantieri di Pisa que, desde 2021, sob a liderança do CEO Marco Massabò, renovaram e ampliaram a sede do estaleiro, desenvolveram a nova gama composta por três linhas – Polaris, Saturno e Akhir –, iniciaram a construção de um iate full custom de 40 metros e, em 2025, concluíram mais de 30 projetos de refit em iates, totalizando mais de 1.500 metros de comprimento.

Como prova da boa saúde da empresa, a Cantieri di Pisa participa pelo segundo ano consecutivo no Cannes Yachting Festival, de 9 a 14 de setembro. Num amplo stand com terraço privado no Vieux Port, o estaleiro fundado em 1945 apresentará maquetes da sua gama, composta pelas linhas Polaris, Saturno e Akhir, desenhadas sob a supervisão do designer-chefe do estaleiro, Antonio Luxardo, em colaboração com reconhecidos estúdios de design de interiores, incluindo m2atelier, Parisotto + Formenton e Pulina Design Interiors.

Polaris: gama de voyager yachts altamente versáteis, entre 38 e 60 metros.
Saturno: composta por modelos de 38 a 90 metros, reinterpretando os traços estilísticos de herança do estaleiro (linhas pretas e brancas no casco, amplas janelas “em fita” e popa de desenho tradicional) através de uma abordagem contemporânea.

Akhir: a gama que retoma a linha mais icónica do estaleiro, com uma nova geração de iates a motor rápidos e leves, concebidos para refletir o ADN e a tradição da marca.

Expansão do estaleiro e novos projetos
Além da significativa expansão das instalações e em paralelo com o desenvolvimento de novos modelos, outras divisões da empresa registam igualmente excelentes resultados:
Segmento Custom: já vendeu e iniciou a construção de um superiate de 40 metros com arqueação bruta inferior a 500 GT. O design é de Antonio Luxardo e a engenharia do estúdio Sa.Ma.Re Design. O iate terá seis cabines para convidados (incluindo uma suíte do proprietário no Main Deck com terraço privado, quatro cabines de hóspedes e uma VIP no Lower Deck), apoiados por uma tripulação de oito pessoas. Equipado com sistemas de entretenimento de última geração, sofás, espreguiçadeiras e jacuzzi, o iate é igualmente adequado para charter e cruzeiros em qualquer parte do mundo. O casco é em aço, enquanto a superestrutura combina alumínio e materiais compósitos moldados por tecnologia a vácuo.

Divisão de Refit: crescimento e modernização
Sob a direção de Marco Massabò e do responsável de Refit, Umberto Nannola, a divisão regista forte crescimento, tanto em volume de negócios – que em 2024 foi cinco vezes superior ao do ano anterior – como em área dedicada, que já atinge 24.000 m², equipada com um travel lift de 300 toneladas e um waterlift de 670 toneladas.

Massabò e a sua equipa coordenam atualmente uma equipa de 20 colaboradores diretos, que em breve será reforçada por cerca de uma dúzia de profissionais adicionais, além de uma cadeia de fornecimento que envolve entre 200 e 300 pessoas.

Está igualmente prevista uma nova melhoria desta divisão, que incluirá:
– criação de um estaleiro e de uma zona com apartamentos para tripulações;
– a extensão vertical e requalificação de um pavilhão industrial existente com 200 metros de comprimento, cobrindo uma área total de 3.400 m², com duas saídas independentes para funcionários.

Em 2025, já foram lançados mais de 30 iates, totalizando mais de 1.500 metros de comprimento.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta