Louis Vuitton 38ª America’s Cup apresentada a uma audiência global juntamente com o acordo com a Associação da Indústria Naval Italiana como parceiro estratégico, seguido pela cerimónia de entrega de prémios da 37ª Iren Millevele
A manhã começou com a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da 37ª edição da Iren Millevele, o tradicional evento de vela que historicamente se realiza durante o Salão Náutico de Génova. Organizada pelo Yacht Club Italiano, a regata, na qual o próprio Salão Náutico e a Associação da Indústria Naval Italiana estão entre os organismos patrocinadores, contou com a participação de 214 velas no mar, proporcionando aos visitantes do Salão e ao público nas docas um momento de grande beleza. A cerimónia de entrega de prémios, apresentada pelo Presidente do Yacht Club Italiano, Carlo Cameli, contou também com a presença do Presidente do Conselho Regional da Ligúria, Marco Bucci, e da Presidente da Câmara de Génova, Silvia Salis.
Durante a cerimónia, o Presidente da Associação da Indústria Naval Italiana, Piero Formenti, destacou o privilégio de ter a Millevele como parte integrante do programa do Salão Náutico de Génova. “Isto representa a conclusão daquilo que fazemos, porque no final os barcos têm de ir para o mar e a Millevele é uma montra extraordinária nesse sentido. Este ano, enquanto decorria a regata, vivemos um momento de grande significado para a vela: a assinatura do acordo entre a Associação da Indústria Naval Italiana e a America’s Cup Events, que nos vê como parceiros estratégicos do espetáculo que se realizará em Nápoles em 2027. Isto aconteceu durante a Millevele, conferindo ainda maior destaque à regata.
O meu desejo é que a Millevele cresça ainda mais nos próximos anos. O nosso objetivo é ambicioso: tornar o Salão Náutico Internacional de Génova o número um do mundo — hoje já estamos entre os três primeiros. Esperamos que, em paralelo, a Millevele se torne a regata de referência em Itália.”
No palco, sucederam-se os vencedores das diferentes categorias. O Presidente Piero Formenti, juntamente com o Vice-Presidente da Associação da Indústria Naval Italiana, Fabio Planamente, entregaram o Prémio Confindustria Nautica à X-Yachts com IMXTINENTE e Rachistar.
O magnífico Auld Mug da Louis Vuitton America’s Cup atraiu uma grande audiência de entusiastas ao Terraço do Pavilhão Azul para a segunda apresentação pública. Após um vídeo com os momentos mais espetaculares da edição anterior em Barcelona, o Presidente da Associação da Indústria Naval Italiana, Piero Formenti, reiterou a importância do acordo de cooperação entre a ACE e a Associação, assinado ontem no 65º Salão Náutico Internacional de Génova com Grant Dalton, na presença de Paolo Zangrillo, Ministro da Administração Pública, Mario Pozzi, Secretário Técnico do Ministro do Desporto e Juventude, Marco Mezzaroma, Presidente da Sport e Saúde, Diego Nepi Molineris, Diretor Executivo da Sport e Saúde, e Gaetano Manfredi, Presidente da Câmara de Nápoles. “Foi uma oportunidade incrível para criar este sistema”, recordou Formenti. “A Associação da Indústria Naval Italiana representa de forma abrangente toda a cadeia de valor da indústria náutica italiana: desde acessórios a componentes, da vela aos iates, dos semirrígidos aos barcos de todas as dimensões, incluindo serviços e fretamento. É precisamente por isso que escolhemos colocar todo o nosso know-how à disposição da America’s Cup Events, prontos para apoiar todas as necessidades desta aventura extraordinária. Para Nápoles esta é uma ocasião excecional. A America’s Cup representa, ao mais alto nível, o espírito desportivo da vela: uma competição histórica, a mais antiga do mundo, que traz consigo um prestígio único”.
O presidente passou depois a palavra a Grant Dalton, CEO da America’s Cup Events: “Hoje as duas equipas mais fortes são a Emirates Team New Zealand e a Luna Rossa. Custa-me acreditar que qualquer outra equipa que não seja a Luna Rossa possa vencer a Challenger Series e depois desafiar a Emirates Team New Zealand na final da America’s Cup. Antes de mais, porque é uma equipa muito bem organizada e estruturada, mas também porque tanto a equipa jovem como a equipa feminina da Luna Rossa, que venceram em 2024, foram imparáveis. Todas as equipas desportivas devem investir em atletas jovens e femininos. Nápoles é um campo de regata perfeito. Notei uma paixão nesta cidade que não é fácil encontrar em mais lado nenhum no mundo: tenho a certeza de que Nápoles trará este mesmo calor para a America’s Cup. Aprecio a indústria náutica italiana e este Salão Náutico, que atingiram um nível tão elevado graças a uma combinação de design, inovação e bom gosto. Parabéns a todos, estou entusiasmado por a Taça estar em Itália e espero ver-vos todos em Nápoles!”