65.º Salão Náutico Internacional de Génova termina em alta

0

A 65.ª edição do Salão Náutico Internacional de Génova, realizada de 18 a 23 de setembro, terminou em alta, com um balanço positivo após seis dias que consolidaram o papel central deste evento como vitrina global no palco náutico mundial.

Foram registados 124.248 visitantes no total (+2,8%), juntando-se a um conjunto de números de sucesso que comprovam a realização de um evento de grande dimensão: mais de 1.000 embarcações em exposição, 23 novos estaleiros e expositores de 45 países transformaram o Salão Náutico de Génova numa plataforma líder de inovação internacional e de promoção do “Made in Italy”.

Um dos aspetos mais apreciados do Salão foram os testes de mar, com 4.050 saídas este ano, enquanto 123 novos produtos, incluindo 96 estreias, deram um ritmo dinâmico à inovação do setor ao longo dos seis dias de evento. A completar o quadro de uma ocasião organizada pela indústria para a indústria, realizaram-se 132 conferências e eventos, o programa Forum25 patrocinado pela Comissão Europeia, e registou-se um forte impacto mediático com 1.245 jornalistas acreditados de todo o mundo, 4.795 artigos publicados em papel e online, e 2.508.458 visualizações das páginas do Facebook e Instagram.

Piero Formenti, Presidente da Associação da Indústria Náutica ItalianaOs cinco principais eventos internacionais de produção Made in Italy são todos organizados pelas associações empresariais da Confederação Geral da Indústria Italiana que representam os seus respetivos setores. Isto determinou o seu sucesso. A Associação da Indústria Náutica Italiana desenvolveu um programa de dez anos que permitiu alcançar todo o seu potencial. Este é um produto que o mundo pôde admirar, exposto numa vitrina que precisa de ser mais visível e mais acessível, sobretudo no estrangeiro. Trabalhamos num território maravilhoso, mas frágil, e é por isso que precisamos de ser apoiados por infraestruturas à altura do valor estratégico que este evento representa para o setor e para a Itália.

As instituições locais estão a trabalhar arduamente para tornar este objetivo uma realidade. Este é um percurso e o importante é que todos estejam plenamente conscientes da direção que seguimos e que isso envolva também um apoio nacional à altura de eventos internacionais de referência que apresentam as cadeias de abastecimento que impulsionam as exportações do país. Já enviámos ao Ministro Tajani o plano NauticaItalia, dedicado a 2026.

O Salão Náutico Internacional de Génova é uma magnífica vitrina para o “Made in Italy”, um local único onde todo o país consegue expressar a sua excelência: do design ao mobiliário, do vestuário à tecnologia mais avançada. Reforçar estes eventos significa dar força a toda a nação.

O feedback dos expositores confirma um sentimento geral de satisfação de todo o setor: desde os superiates às embarcações de média dimensão e aos fabricantes de equipamentos e componentes, que apreciaram particularmente os TechTrade Days, uma novidade que se revelou capaz de gerar contactos importantes. Mesmo a indústria de pequenas embarcações, que veio ao Salão com alguma apreensão, encontrou clientes, fechou negócios e registou um sentimento positivo no geral.

Este ano o Salão Náutico de Génova teve um perfil particularmente elevado, duplicando inclusivamente a atenção mediática. Foram estabelecidos novos contactos, reforçadas colaborações e definidos acordos importantes com instituições a todos os níveis, nacionais e internacionais, desde entidades governamentais a associações. Entre eles está a assinatura de um acordo histórico que trouxe a America’s Cup para Génova e para as nossas empresas: a Associação da Indústria Náutica Italiana será de facto parceira estratégica da 38.ª America’s Cup Louis Vuitton, canalizando empresas para o evento que terá lugar em Nápoles em 2027.”

Grant Dalton, CEO da America’s Cup Events, em visita ao Salão Náutico de Génova, declarou “Este é o segundo Salão Náutico que visitei recentemente. É um evento extraordinário, tal como as embarcações e a cultura que expressa. Espero ver todas as pessoas que encontrei aqui em Nápoles!”.

Foram expressos agradecimentos especiais ao Governo pela forte participação institucional: desde o Ministro Urso, em representação da Primeira-Ministra Giorgia Meloni, aos Ministros Garnero Santanché e Zangrillo, ao Vice-Ministro Rixi, ao Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho Barachini, ao Subsecretário do Ministério das Empresas e do Made in Italy Bergamotto, e aos Chefes de Gabinete dos Ministérios da Economia e Finanças e do Turismo, bem como às Agências das Alfândegas, Monopólios e Finanças. E, pela primeira vez na história do evento, esteve presente um representante estrangeiro — o Secretário de Transportes da Florida, Sr. Perdue. Uma presença significativa, acompanhada de numerosos deputados nacionais e europeus, confirmando o papel da Associação da Indústria Náutica Italiana como ponto de referência exclusivo e fórum de diálogo para o setor, e do Salão Náutico de Génova como plataforma estratégica para o debate institucional.

O 65.º Salão Náutico Internacional de Génova contou com o apoio reforçado da Agência Italiana para o Comércio, que, em colaboração com a Associação da Indústria Náutica Italiana, organizou a presença de uma delegação de jornalistas e compradores estrangeiros de mais de 35 países e 5 continentes, através do projeto internacional de visitas de imprensa e compradores, incluído no Plano de Promoção do Made in Italy do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional de Itália. Graças ao apoio da Câmara de Comércio de Génova, esteve também disponível este ano o projeto de acolhimento, oferecendo aos visitantes e expositores serviços gratuitos de transporte ligando o Salão a pontos estratégicos da cidade, barcos para chegada por via marítima e promoção das excelências locais.

Maurizio Caviglia, Secretário-Geral da Câmara de Comércio de GénovaA primeira coisa a destacar é um sincero elogio à Associação da Indústria Náutica Italiana e aos empresários que participam neste evento: o Salão Náutico de Génova é possível graças a eles. O sistema de instituições deve fazer o máximo para valorizar esta força extraordinária. No campo da hospitalidade, estivemos fortemente envolvidos no Projeto de Acolhimento, promovendo o circuito Genova Gourmet, as oficinas históricas e as iniciativas de excelência local. O stand montado com o Conselho Regional da Ligúria e a Câmara Municipal de Génova foi um grande sucesso: os operadores encontraram um ambiente positivo e de qualidade e estamos convencidos de que oferecemos um serviço muito apreciado. Agora é crucial continuar a criar as condições para os operadores crescerem, acreditarem cada vez mais neste evento e reconhecerem que investir no Salão Náutico Internacional de Génova é também investir no seu futuro.

Silvia Salis, Presidente da Câmara Municipal de GénovaChegámos ao fim desta exposição, a primeira para mim e cheia de emoções. Este é o grande evento internacional da nossa cidade, que deve ser protegido e constantemente apoiado. O que a Câmara Municipal pode fazer, em conjunto com o Conselho Regional da Ligúria e a Associação da Indústria Náutica Italiana, é criar as condições para que este crescimento continue. É também importante investir no ‘Fuori Salone’ (eventos paralelos ao Salão Náutico), tal como em Milão, criando um programa de eventos vibrante, como os Rolli Days, para prolongar a estadia dos visitantes. É claro que existem questões relacionadas com o desenvolvimento do Salão que são pontos críticos e é justo discuti-los porque é assim que se torna possível crescer. Estamos a aguardar uma série de desenvolvimentos estruturais que facilitarão o acesso à nossa cidade, o que será um ponto-chave para o desenvolvimento de atividades, incluindo o próprio Salão Náutico. Quanto ao alojamento hoteleiro, será em breve construído um hotel no novo Waterfront di Levante. Naturalmente, nenhuma destas questões pode ser resolvida de um dia para o outro: as administrações municipal e regional só podem intervir em parte, já que muitas destas questões exigem decisões e competências a nível nacional.

Marco Bucci, Presidente do Conselho Regional da LigúriaMais uma vez este ano, o Salão Náutico Internacional de Génova demonstrou o seu papel como coração pulsante da indústria náutica italiana, repleto de visitantes, expositores, eventos e conferências. Agora o objetivo é fazer ainda melhor na próxima edição: todos nós, a começar pelas instituições e pelas empresas do setor, devemos comprometer-nos a tornar este o mais importante Salão Náutico do mundo. Génova e a Ligúria merecem atingir este objetivo e têm potencial para o fazer, assim como todo o mundo empresarial italiano, que já é líder mundial no setor náutico e tem o mesmo potencial. Graças ao prestígio da náutica ‘Made in Italy’, uma marca sinónimo de qualidade, inovação e design, e aos novos espaços do Waterfront que Génova oferece, podemos e devemos alcançar esta meta ambiciosa. A nossa ligação histórica ao mar já é uma fonte de riqueza, desenvolvimento e emprego, mas devemos fazer ainda mais para melhorar e tornar o nosso território um terreno fértil para o crescimento e para o futuro das novas gerações.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta